Tuesday 13 March 2007

Bolo Invertido de Peras e Cardamomo

Eu estava com muita vontade de participar do Rei da Quinzena do Colher de Tacho e quando vi que era com Cardamomo me deu mais vontade ainda, então fui comprar o dito cujo, que por aqui é meio carinho…mas como se usa pouco então rende bem. Ingrediente master comprado era só escolher uma receita para testar… era só nada, eu nunca fiz nada com cardamomo até experimentar esta receita e não tinha noção de onde começar…
Fiquei buscando vários sites que considero interessantes e apesar de muitas receitas legais quando me deparei com esta que aqui posto caí de amores e decidi que seria ela. Pelo que fala no site é uma receita que saiu no Los Angeles Times e a pessoa testou e aprovou. A especiaria é muito usada na culinária indiana, daí muitos pratos serem salgados e não era bem o que queria…mas como boa CCR (colecionadora compulsiva de receitas) fiz um compilado de receitinhas para experimentar…
Achei a receita bem fácil de fazer, só que no meio do caminho houve um pequeno acidente doméstico, queimei o dedão da mão esquerda caramelando a forma, e sou canhota, aí já viu… tive que apelar para o marido que me ajudou muito, então ele também leva os créditos! Esta é sem dúvida uma das melhores massas que já fiz para bolos deste tipo, e vou testar a receita com outras frutas que acho devem ficar igualmente saborosas: banana, abacaxi e não sei porque me deu na telha que tenho que experimentar com tangerina…depois eu conto! Vale muito a pena fazer este prato, eu não agüentei e provei logo que saiu do forno, ainda morno fica deliciosa! Como sobremesa, com sorvete, com café e até com uma colherada de chantilly em cima! Hummmm! O perfume do cardamomo enquanto assava deixou a casa suavemente perfumada!
A receita é esta – minhas observações em itálico.
Bolo Invertido de Peras e Cardamomo (Fonte Receitas e Delícias)
Caramelize ¾ de xícara de açúcar e junte ¼ de xícara de manteiga. Espalhe no fundo e nas laterais de uma forma redonda. Eu usei de 25cm de diâmetro, mas pode ser um pouco menor. Descasque e fatie 2 pêras sem o caroço (usei 3 acho que podem ser até 4 para ficar bastante fruta sobre o bolo). Respingue com suco de limão e espalhe as fatias de pêra no fundo e nas laterais da forma, sobre o caramelo (não borrifei o limão, esqueci mesmo).



Massa:¾ xícara de açúcar½ xícara de manteiga2 ovos½ xícara de leite1 ½ xícara de farinha de trigo½ colher de chá de cardamomo em pó (moí no moedor de pimenta, mais ou menos o conteúdo de 3 bagas)2 colheres de chá de fermento em pó (achei que era muito, usei 1 ½ colheres de chá)


Bata a manteiga, o açúcar e os ovos até ficar bem cremoso. Junte o leite, a farinha, o fermento e o cardamomo e misture bem. Despeje na forma preparada, sobre as pêras fatiadas. Leve ao forno pré-aquecido em 180 graus até dourar. Desenforme antes de esfriar e sirva morno ou em temperatura ambiente.







2 comments:

Anonymous said...

Que bom ver aqui reproduzida uma receita que testei. O link da receita com fotos e comentários é:http://www.activeboard.com/forum.spark?forumID=29790&p=3&topicID=8389814

Abraços.. Tite.

Anonymous said...

Testada e aprovada!E aconteceu-me o mesmo a fazer o caramelo.Deveria haver um seguro,não de vida mas de dedos,para quem faça caramelo.Enfim,queimada mas feliz!