Friday 22 June 2007

Quiche de Batata e Couve-Flor

Eu já tinha até esquecido dessa receita adaptada do livro Moosewood Cookbook. Só lembrei quando soube que couve-flor era a Rainha da Quinzena. Gosto muito desse quiche por causa da base de batata sem gordura. Quem preferir, pode acrescentar um pouquinho de queijo parmesão ralado à mistura de batatas para dar mais sabor. Às vezes, acrescento presunto picado ao recheio, para torná-lo mais substancial.


Usando o processador para ralar os ingredientes fica bem mais fácil. Hoje, o queijo foi Cheddar light, mas Gruyere dá um sabor mais intenso e melhor.

Quiche de Batata e Couve-flor

2 xícaras (chá) de batatas raladas no ralo grosso
1/4 xícara (chá) de cebolas raladas no ralo grosso
1 clara de ovo
1 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1 alho-porró em rodelas
1/2 cebola picada
3 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de manjericão fresco picado
1/2 colher (chá) de tomilho
1 couve-flor picada
2 xícaras (chá) de queijo Cheddar ou Gruyere ralado
2 ovos, levemente batidos (ou 1 inteiro e 1 clara)
1/4 xícara (chá) de leite
Páprica


Pré-aqueça o forno a 200 C. Unte uma forma rasa com azeite doce.
Para a base, rale a batata e esprema o excesso de líquido. Misture a batata, a cebola, a clara de ovo e o sal. Transfira a mistura para a forma preparada e pressione com a palma das mãos para cobrir todo o fundo da forma e os lados. Asse por 30 minutos. Retire do forno, pincele a superfície com azeite doce e asse por mais 10 minutos. Retire do forno e reduza a temperatura para 175 C.

Faça o recheio: Aqueça o azeite doce e refogue o alho-porró, a cebola e o alho. Adicione o tomilho, manjericão, sal, pimenta-do-reino e metade da páprica. Acrescente a couve-flor, mexa, tampe e cozinhe até amaciar.

Espalhe metade do queijo na base da torta. Em seguida, coloque o recheio e por cima, o restante do queijo. Bata os ovos, misture ao leite e coloque por cima de tudo. Polvilhe com páprica e asse por 35 ou 40 min. ou até que esteja dourado e firme.

Receita de Agdah, do blog AGDÁ

2 comments:

Valentina said...

Agda, que delicia!1 Amei.sou fa de couve flor. Passeia comer crua quando vim para a europa. Gostei muito desta base que usastes tambem.

sleleau said...

m3j33z2l46 e0z82b4o33 j4s75e1v64 s0x47b0l34 e3n11p6f57 e6i27l6u54