Friday 11 April 2008

Filé de robalo com purê de batata ao molho de manteiga e ervilhas

Finalmente consegui preparar o meu dish para participar do Colher de Tacho, onde o rei desta quinzena é o Robalo. É a primeira vez que participo e estou achando o máximo. Achei que não iria conseguir fazer a tempo pois minha semana foi uma loucura. Trabalhei muito mesmo.

Decidi fazer algo simples, leve mas gostoso. Não tinha nenhuma receita em mente e decidi juntar partes de várias receitas numa só e o resultado foi esse aqui.

Eu usei apenas um filé até porque estava sozinha em casa no almoço mas fiz a receita completa do molho de ervilhas para usar no jantar com um filé de frango, que meu marido adora.

Ingredientes:
1 filé de robalo ( sea bass aqui na Inglaterra)
1 fio de azeite de oliva
1 colher de sopa de tapenade ( vou colocar a receita abaixo. Eu tinha uma latinha pronta em casa e usei aquela)
Salsa para decorar

Tapenade de azeitonas pretas
Eu usei com azeitonas verdes e essa receita da para ser usada em 5 ou 6 filés
250g azeitonas pretas picadas
50g de filés de anchova enlatados. Não use o óleo.
1 1/2 dente de alho amassado
25g alcaparras
5 folhas de manjericão
2 colheres de chá de azeite de oliva
Para o purê de batata
200g de batata descascada e cozida na água com sal
1 colher de sopa de manjericão fresco
15g de azeitonas verdes sem caroço e bem picadinhas ( eu usei azeitona preta)
1 colher se sopa de azeite de oliva
1 cubinho de manteiga

Para o molho de manteiga com ervilhas ( este molho serve 4 pessoas)
85ml de vinho branco ( eu usei chardonnay)
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
200g de manteiga cortada em cubinhos
1 colher de sopa de creme de leite
150g de ervilhas congeladas, não use ervilhas enlatadas.
Pimenta moída na hora
1 pitada de sal

Para fazer a tapenade:
Eu não gosto de anchovas e por isso compro sempre a tapenade pronta e faço de conta que não leva anchovas pois nem sinto o gosto.
Coloque as azeitonas, filés de anchovas, o alho, alcaparras, o manjericão e o azeite de oliva no processador ou liquidificador e bata bem até formar uma pasta. Está pronta a tapenade.

Espalhe um pouco de tapenade em cada filé, somente no lado que tem a pele prateada. Reserve.

Para o purê de batatas:
Amasse as batatas ainda quente e junte os demais ingredientes. Misture bem. Corrija o sal.
Para o creme de manteiga com ervilhas

Numa panela, coloque o vinho e o vinagre e leve para ferver. Reduza a temperatura e aos poucos acrescente a manteiga em cubos, mexendo sempre. Depois de ter acrescentado toda a manteiga, junte uma colher de creme de leite e mexa. Adicione as ervilhas congeladas e deixe cozinhando por uns 3-4 minutos. Corrija o sal e a pimenta. Reserve.

Coloque a frigideira anti-aderente para esquentar com um fio de azeite de oliva e frite o filé de robalo com a pele e a tapenade virada para baixo. Frite por uns 5 minutos. Salpique um pouco de sal na parte branca do peixe ( opcional). Vire o filé deixando a parte branca para baixo até dourar.

No prato para servir, coloque o purê de batata, o filé de robalo e derrame o molho de manteiga com ervilhas por cima. Decore com salsinha.

Bon appetit e qualquer dúvida, entre em contato por email.

Thursday 10 April 2008

Robalo Glaceado

Tardei mas não falhei. Sempre quis participar do Rei da Quinzena do Colher de Tacho! Finalmente participei. Adorei! Quero participar sempre que possível!

Por coincidência eu tinha acabado de ver uma receita de Robalo no Cybercook que muito me agradou! Diferente, com um toque oriental... Resolvi colocar em prática!

Comprei um robalo fresco enorme! Que peixão lindo! Fiz um pouco e congelei o resto. Não curto nada congelado, principalmente peixe. Mas lá em casa como somos só dois - isso de FDS né, porque durante a semana eu fico totally alone - eu sempre tenho que congelar alguma coisa que sobra.

Bom, vamos à receita já com as minhas adaptações. Super simples, rápida e delícia.

Robalo Glaceado
2 filés de robalo
2 colheres de sopa de missô
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de saquê
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de óleo de gergelim

Tempere os filés à gosto. Eu usei limão e um envelopinho de Hondashi (tempero japonês). Misture o missô, o mel, o saquê e o limão. Unte a frigideira com o óleo de gergelim e coloque os filés e grelhe por 1 minuto. Vire os filês e passe a pasta de missô. Repita a operação do outro lado.

Confesso que quando estava executando a dita cuja da receita, não botei muita fé... Achei que não ia ficar bom, aquela pasta de missô super salgada... Mas depois que foi pra frigideira o resultado me surpreendeu. O peixe fica caramelado, excelente! Um sabor agridoce muito bom, o mel bem suave. Aprovado!

O único cuidado é para não queimar o mel. Se bobear, torra tudo e fica aquela crosta preta. O segundo filé não ficou tão bonito, deu uma tostadinha no mel, mas ainda excelente.

Salpiquei gergelim torrado por cima. Servi com purê de batatas com wasabi e camarões ao molho de ostra, que postarei outro dia.Não curti o purê de batatas com wasabi. Prefiro o de mandioca ou mandioquinha. Acho que de batatas só o do Atala fica bom... O meu ficou meia-boca, mas foi!!

Wednesday 9 April 2008

Robalo com Coentro (e Ameijoas)


Com este prato vou participar no Colher de Tacho, uma iniciativa que gosto muito, embora raramente dê o meu contributo. E apesar de muito simples, o peixe cozinhado desta forma fica muito saboroso. As ameijosas estão entre parênteses, porque não é um dos ingredientes obrigatórios, embora dê um bom gosto ao robalo. Pode usar outros peixes ao seu gosto.

Aí vai:

Colocar o peixe numa folha de alumínio e, por cima, colocar bastante cebola em juliana fina, dentes de alho picados e um generoso molho de coentros picado. Temperar com sal, regar com azeite e fechar como se fosse um embrulho. Levar ao forno pré-aquecido (200º) 20 a 25 minutos. Cinco a dez minutos antes de estar pronto, abrir a folha de alumínio, colocar as ameijoas, voltar a fechar e levar novamente ao forno. Quando as ameijoas abrirem, servir. Mesmo sem ameijoas, fica muito bom.
Bom apetite!

Sunday 6 April 2008

Robalo com Pesto de Laranja

Para o rei robalo do Colher de Tacho , envio uma receita simples e muito fácil e rápida. Um coringa se você tiver um robalo ou filés de robalo no freezer e alguma visita chegar de surpresa.
Ingredientes:
1 robalo de 500 g, cortado no sentido do comprimento. Praticamente, 2 filés grossos, temperados com pouco sal grosso (usei flor de sal)

Vai para assadeira untada em azeite e em forno pré aquecido por 15 minutos ou até a carne ficar branca e tenra, mas não desmanchando.

Pesto:
1 xíc. de caldo de laranja
1 xícara de manjericão picadinho
5 dentes de alho
azeite q.b.

Misturar tudo em liquidificador, deixando o azeite cair até obter a consistência desejada

Opcional, mas delicioso e fica bonito:
aioli de laranja (raspas de laranja e suco batidos com 1 dente de alho) misturado a uma colher de sopa de shoyo forte. Colocar por baixo do peixe.

Acompanhamento:
Pirão de milho verde
1 lata de milho verde, passado no liquidificador e peneirado.
1/2 cebola picadinha
1 tabl. de caldo de legumes
farinha de mandioca
q.b.azeite

Dourar a cebola, juntar o suco do milho e o caldo de legumes, juntar farinha de mandioca até obter consistência de pirão.

Robalo com Crosta de Castanha-do-Pará com Creme de Manga

Esta é a minha primeira participação no Colher de Tacho. Estava ansiosa... na semana passada fui à banca de peixe na feira, mas 'ele' não estava com uma cara muito boa... voltei frustada para casa. Ontem, fui à outra feira e voltei feliz da vida com meu robalo para casa. Já tinha elaborado a receita - parti desta e depois divaguei, até chegar ao resultado final.
Gosto demais de frutas com peixe, já postei um Badejo com Melão, que ficou ótimo.
E desta vez, a escolhida foi a manga.Aqui em casa foi aprovado, espero que gostem!
Para 2 porções
1 fatia de pão de forma
2 colheres (sopa) castanha-do-pará, triturada
Fio de azeite extra virgem
Pitadinha de Lemon & Pepper
Pitadinha de sal
2 postas de robalo
Pitadinha de Lemon & Pepper
Pitadinha de sal
Dill a gosto

1 colher (sopa) azeite extra virgem
1 dente de alho, fatiado
½ manga, em purê
2 colheres (sopa) creme de leite fresco
Pitadinha de sal
Suco de ½ limão

Faça a farofa: Esfarele o pão, bem pequenino. Junte a castanha-do-pará, um fiozinho de azeite, sal e Lemon & Pepper. Reserve.Tempere o peixe com sal, Lemon & Pepper e dill. Reserve por 10 minutos.

Aqueça uma frigideira, coloque metade do alho e em seguida o peixe, deixando 1 minuto de cada lado. Retire o peixe e o alho da frigideira e faça o mesmo com a outra posta.Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Numa assadeira untada com azeite, coloque o peixe e cubra com a farofa de pão e leve ao forno até estar assado e a crosta durinha e tostadinha.

Enquanto o peixe estiver no forno, coloque a manga, o creme de leite, sal e suco de limão num refratário, e leve ao banho-maria, mexendo sempre até encorpar.
Sirva o peixe numa caminha de creme de manga.

Lasanha de Peixe e Vegetais

Até dia 11 de Abril, o robalo é o ingrediente rei do portal Colher de Tacho. Para participar, escondi esse nobre peixe numa lasanha muito saborosa...

Ingredientes para 4 pessoas
- 1 alho-francês (parte branca) cortado em rodelas finas
- 1 cebola picada finamente
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 cenoura grande cortada em cubinhos
- 1 talo de aipo (sem a rama) cortado em cubinhos
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal & pimenta
- 1 colher (chá) de caril em pó
- 1 colher (sopa) de salsa e cebolinho picados
- 500 ml de molho bechamel
- 250 g de robalo cozinhado desfiado (ou outro peixe à gosto)
- 150 g de queijo emmental ralado em fios
- 6 folhas de lasanha (que não necessitam de cozedura prévia)

Preparação
Ligar o forno a 180ºC. Preparar o molho bechamel como explicado aqui. Reservar.

Aquecer o azeite numa frigideira. Refogar a cebola juntamente com o alho e as rodelas de alho-francês até ficar tudo macio, mexendo com frequência.

Juntar os cubinhos de cenoura e de aipo. Refogar mais um pouco. Temperar com sal, pimenta e o caril. Adicionar o peixe desfiado e as ervas picadas. Envolver e retirar a frigideira do lume.

Misturar o preparado anterior com o molho bechamel.

Colocar uma camada de preparado no fundo de uma pequena assadeira quadrada ou rectangular. Polvilhar com um pouco de queijo ralado e cobrir com 2-3 folhas de lasanha, dependendo do formato da assadeira.

Sobrepor uma camada de preparado de peixe e vegetais, mais queijo ralado, folhas de lasanha, etc. e repetir a operação até os ingredientes esgotarem, terminando com uma camada de preparado de peixe e vegetais polvilhada de queijo ralado.

Levar ao forno por 35-40 minutos, a 180ºC. Retirar a assadeira do forno e deixar repousar por 5-10 minutos antes de servir.

Brochetes de Robalo com Salsa de Avocado

fiquei tão empolgada com o rei da vez, não sei se é porque amo robalo, se porque eu ajudei a eleger ou por tudo isso junto... eu queria logo postar alguma boa ideia.

a primeira dificuldade foi encontrar o danado por aqui(cidade pequena é duro), fiz a encomenda na peixaria e hoje consegui pegar o peixe, de destino incerto. Não sabia o que fazer, pensei, pensei e nada, então comprei alguns ingredientes que acreditava que funcionariam bem e fui para a cozinha, acabei mudando de planos varias vezes, mas o resultado final muito me agradou, achei charmoso, saboroso...há um picante não exagerado, a casquinha e o centro úmido, e o molho de avocado não deve ser omitido, dá toda uma graça.

Brochetes de Robalo com Salsa de Avocado
~20 bolinhas, para servir como entrada para 4-5 pessoas 200 grs de robalo, em postas, limpo e sem pele
1 colh de sopa de limão
1 colh de sopa de azeite
1/2 colh de chá de pasta de pimenta(usei harissa)
1 1/2 col de sopa de salsa e cebolinha picados
2 colh de sopa de amido de milho
8 colh de sopa de farinha de rosca
sal

crosta:
3 colh de sopa de sementes de papoula
1 1/2 colh de sopa de sementes de mostarda escura

salsa:
100 grs de avocado
2 colh de chá de pimenta dedo de moça picada
2 colh de chá de azeite
3 colh de chá de limão
sal

Pique o robalo, em pequeninhos pedaços, o menor possível(ou use o processador).
Junte os temperos(sal, pimenta, cheiro verde, limão e azeite), some ainda o amido de milho e aos poucos vá acrescentando a farinha de rosca(como usei um peixe congelado, acabei usando mais farinha do que o normal), você deve sentir a textura, que deve ser suficientemente consistente para poder moldar bolinhas(atenção q o excesso deixará as bolinhas secas, a minha massa grudava nas mãos ainda).

Modele com a ajuda de uma colher de chá, para ficarem uniformes, leve as bolinhas ao congelador por 10-12 minutos.

Durante o período que as bolinhas estiverem no congelador faça a salsa, amasse grosseiramente o avocado, tempere e leve à geladeira.

Tire as bolinhas do congelador e passe-as pela mescla de sementes (papoula+mostarda), como empanar bifes. Frite-as em fogo baixo, numa frigideira anti aderente com um fio de azeite, evite virar muitas vezes apar nao prder a crosta. Sirva-as quente com a salsa gelada.