Sunday 27 May 2007

Camarões fritos

Jantar na próxima quarta feira com visualização da final da Liga dos Campeões. Este foi o mote para a refeição que se segue.Eu propus fazer uns camarões à Moçambique, prato singelo, mas muito bom, que não tem qualquer dificuldade e por isso, foi tarefa partilhada com mais dois dos que depois se sentaram à mesa para comer.

Lavados os bichos e deixados a escorrer, pedi ao Maurício que tratasse dos alhos. Tínhamos 2 kg de camarões (grandinhos) e ele descascou 10 dentes de alho, dos quais picou metade, que foram logo fazer companhia à bicharada, que entretanto eu tinha mudado para uma panela grande, onde pudessem receber o tempero sem atropelos nem zangas. Deitei o alho picado, uma mão cheia de sal, uma colher de sopa bem cheia de massa de pimentão (não faz parte da receita, mas achei que ficaria bem) e espremi dosi limões. Deixei os bichos a aprimorar o sabor e fui tratar da entrada – Chana Massala, que é como quem diz grão com especiarias, uma receita que encontrei no YouTube, realizada pela simpática senhora Manjula. Fica aqui o link para a página onde podem encontrar as suas receitas, pois vale bem a pena. Namasté

A receita do grão correu muito bem. Fiz como ela mostra, mas juntei coentros picados no final. Estava tão bom que quase não sobrou, apesar de serem duas latas grandes de grão. Comemos o grão com uns paparis que eu fritei na altura.

Para fritar os camarões pedi ajuda ao Gonçalo, que assegurou a tarefa. Num wok, com óleo e uns dentes de alho, ele foi fritando e retirando os camarões, assim que o seu tom rosado começava a apresentar os primeiros "brown spots" da fritura. Depois de todos fritos, escorri a gordura e deitei para o wok 1/3 de pacote de manteiga sem sal que derreteu e juntei uma colher de sopa de pasta de malaguetas vermelhas, sumo de 1 limão e o resto do tempero dos camarões que ficara no fundo da panela onde eles estiveram a marinar. Como estava muito espesso deitei um golo de cerveja (da que eu estava a beber!), deixei ferver um pouco, provei, rectifiquei o sal e foi para a mesa, com um arroz basmati do qual depois darei a receita.

Neste jantar, para além dos referidos três cozinheiros, esteve também a Iva, que chegou atrasada e por isso não cozinhou,só comeu. Correu bem, todos gostaram e acabámos a refeição a falar na próxima que ainda não tem data mas deverá ser em casa do Maurício

Receita do João Pedro do blog Ardeu a Padaria.

No comments: