Tuesday 6 March 2007

Moussaka

Moussaka , de origem grega, mas numa interpretação bem pessoal. Faço este prato com bastante frequência com muito sucesso, todos sempre perguntam o que é aquele “gostinho diferente” e se espantam quando digo que é canela, espero que vcs gostem da minha participação.... lá vai:

INGREDIENTES

3 berinjelas grandes, em rodelas grandes, com casa
Azeite temperado com sal e pimenta para pincelar

1 kg de carne moída bem fino (eu uso patinho)
2 cebolas grandes, picadas
3-4 dentes de alho picadinhos
1 colher de sopa de orégano
1 colher de chá (rasa) de canela em pó
½ xícara de salsa picada
1 lata de tomates pelados italianos ou 6 tomates frescos picadinhos
Azeite para refogar
Sal e pimenta do reino a gosto


Bechamel com iogurte

½ cebola picadinha
2 colheres de sopa rasas de manteiga
2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
2 copinhos de iogurte natural
1 copinho de leite quente (uso o do iogurte como medida)
½ xícara de parmesão ralado grosso (originalmente usava a mesma medida de feta esmigalhado ou pecorino ralado)

MODO DE FAZER

Aqueça o forno em temperatura média-alta e leve as berinjelas para dourar (em uma assadeira forrada com alumínio pra não fazer muita sujeira, em uma só camada).

Enquanto a berinjela está no forno, prepare a carne: refogue a cebola e o alho no azeite, adicione o orégano e a canela , sal e pimenta, mexendo bem e adicione a carne. Deixe que a carne moída cozinhe e seque e só então adicione os tomates. Cozinhe os tomates até obter um ragu espesso e só após desligar o fogo é que junto a salsinha picada. Reserve.

Enquanto o molho de carne apura, prepare o bechamel: derreta a manteiga em uma panela e refogue a cebola até que fique transparente. Adicione a farinha de trigo e cozinhe esta mistura em fogo baixo por uns 4-5 minutos , mexendo sempre. Adicione o leite quente aos poucos para não empelotar, mexendo sempre com um fouet/batedor de arame/whisk até obter um creme bem liso e espesso e só então adicione o iogurte. Mexa bem para incorporar os ingredientes e desligue. Adicione o parmesão e reserve.



MONTAGEM

Monte em um refratário fundo camadas alternadas de carne (em primeiro lugar, no fundo) e berinjela. Use algumas colheradas do bechamel sobre a carne mas deixe o suficiente para cobrir a moussaka. Termine com o bechamel e polvilhe com um pouquinho de parmesão. Leve ao forno para dourar e sirva com uma saladinha verde e arroz, se quiser.

1 comment:

Unknown said...

étudiez ce site Dolabuy Hermes En savoir plus Vérifiez ceci son explication YSL Dolabuy