Friday 9 March 2007

Rolinhos de Canela de um dia pro outro

Essa receita quem me passou foi a Ana Paula do blog Kitchen Space já faz algum tempo e não me canso de repetí-la, pois foram os melhores "cinnamon rolls" que eu já fiz!
Essa então é a minha contribuição pra semana do Rei Canela,espero que gostem!
Abraço

Adaptados da Allrecipes.com

Ingredientes:

1 xícara de leite

⅓ xícara de manteiga

1 pacote de fermento desidratado

½ xícara de açúcar

1 xícara de farinha de trigo integral

3 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

3 ovos

Recheio:


¾ de xícara de açúcar mascavo

1 colher de sopa de canela em pó

1 colher de sopa de manteiga derretida


Preparo:

Esquente o leite até que comece a aparecer bolhas, retire do fogo. Acrescente a manteiga e mexa até derreter. Deixe esfriar até que só fiquei morninho pois você usara esta mistura para dissolver o fermento.

Numa vasilha dissolva o fermento com a mistura do leite. Acrescente o açúcar, a farinha de trigo integral, 2 xícaras da farinha de trigo não-integral, o sal, os ovos, e misture tudo. Acrescente o restante da farinha de trigo não-integral, ½ xícara por vez, mexendo bem após cada adição. Quando a massa estiver homogênea transfira tudo para uma superfície levemente enfarinhada e sove por uns 8 minutos, até a massa dar o ponto.

Unte uma tigela bem levemente, ponha a massa nela virando algumas vezes para que toda a superfície pegue um pouco do óleo. Cubra a tigela com um pano de prato úmido e deixe descansar num cantinho quente da cozinha até que dobre de volume – mais ou menos por 1 hora.

Quando a massa tiver dobrado de volume de uns ‘socos carinhosos nela, levemente, só para murchá-la de leve, e transfira para uma superfície levemente enfarinhada. Abra a massa num retângulo de aproximadamente 35 x 25 cm. Pincele levemente com a manteiga derretida. Numa vasilha pequena misture a canela e ¾ do açúcar mascavo e polvilhe a massa com esta mistura. Enrole a massa como se fosse um rocambole/tronco de madeira, e sele as pontas.

Corte a massa em 12 rodelas iguais. Ponha-as numa assadeira previamente untada. Cubra com plástico PVC e deixe na geladeira de um dia pro outro.

Na manhã seguinte aqueça o forno – 190oC. Tire os rolos da geladeira e deixe atingir a temperatura local – vai ser no tempo em que o forno esquenta.

Asse por uns 25 minutos (eles ficarão dourados). Sirva ainda morninhos.

No comments: