Saturday 24 November 2007

Arroz com lentilhas e cebolas douradas

Receita da Sivia do blog Doce Casinha


Para chegar a este prato, tive três inspirações: primeiro, o site Panelinha (ver link na seção Sites Queridos), segundo, o blog Sabores da Lica (veja também, aí do ladinho) e finalmente o Grande Livro de Receitas de Cláudia.Do Panelinha, fiz o arroz com lentilha com algumas alterações. No blog da Eliana, vi as cebolas caramelizadas e, no livro de receitas de Cláudia, me inspirei para fazer as cebolas de outro modo, já que não tinha mel em casa, como ensina a Lica.Quando faço essa receita, para mim, não é preciso mais nada. Porém, tenho um carnívoro em casa. Dias desses, ele me pediu para eu colocar linguiça calabresa no prato, já que tinha comido assim na casa da minha prima Fabiana. Como eu não gosto, fritei as linguiças em rodelinhas e servi separado. Você acredita que o marido não curtiu muito? "A linguiça tem que ir junto ao arroz para tudo ficar com o gostinho".


Afffff...Isso que dá mimar muito estas crianças grandes, viu!! heheheArroz com lentilhas e cebolas douradas

Ingredientes
Para o arroz


- 2 xícaras (chá) de arroz
- 1/2 xícara (chá) de lentilha
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 xícaras (chá) de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1/2 cebola picada
- 1 pitadinha de pimenta calabresa
- Sal e alho picadinho a gosto
Para as cebolas douradas
- 2 cebolas grandes em rodelas
- 1 tablete de caldo de galinha
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1/3 xícara (chá) de água

Modo de fazer

Num escorredor ou numa peneira, coloque as lentilhas e lave sob água corrente.
Numa panela, cubra as lentilhas com bastante água, acrescente sal a gosto e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que as lentilhas fiquem macias. Escorra e reserve.
Refogue a cebola e o alho no óleo. Coloque o arroz já lavado e dê uma fritadinha nele. Acrescente o vinho branco e não mexa até que evapore. Junte a água que você já deixou ferver antes, em separado. Coloque a pimenta calabresa. Cozinhe o arroz normalmente. Se necessário, coloque mais água.
Retire o arroz do fogo e misture com a lentilha reservada. Coloque num refratário. Agora prepare as cebolas douradas. Em uma frigideira grande, coloque um pouquinho de óleo e jogue as cebolas até murcharem. Coloque a água. Esfarele o caldo de galinha e junte. Também adicione o açúcar e mexa bem. Deixe ferver até secar a água.
Depois disso, coloque as cebolas em cima do arroz com lentilhas.

Sirva a seguir.

No comments: