Friday 30 May 2008



Receita da Laila do blog Comidinhas do bem e membro do Colher.


Muitos temem a pimenta mas na grande maioria das vezes depois passamos a amá-la. Acontece que alguns cozinheiros amedrontam com tanta pimenta, exageram e como tudo em demasia, acaba estragando o prato. O meu medo já passou e hoje sou absurdamente louca por pimentas, mas há boquinhas aqui receosas ainda com as "ardidas". Esse frango apesar de levar 5 tipos de pimentas ficou leve e não precisou ser comido junto a quilos de arroz.Quem me ensinou essa receita foi a Néia, moça que trabalha aqui em casa, e realmente o detalhe do caramelado é fundamental. Para quem não conhece a pimenta cambucy, ela é pequena, parece um mini pimentão, de leve ardor e varia das tonalidades verde, laranja e vermelha, são as da foto logo a cima.e com essa receita colaboro com o Colher de Tacho, e seu Rei Pimenta!


Frango Caramelado com Pimentas
para 3 aventureiros


4 sobrecoxas com coxas, desossadas

vinagre

2 colh de sopa de suco de limão

1/2 colh de sopa de harissa** em pasta(mix de pimentas-tempero tunisiano)

sal e mix de pimentas para moer(pimenta do reino branca, preta e verde)

2 dentes de alho picados

2 colh de sopa de açúcar

1 colh de sopa de azeite

8 pimentas cambucy, cortadas ao meio e sem sementes(para suavizar, mas pode colocar com sementes)

100grs de cebola em pétalas

1/2 colh de sopa de amido de milho


Limpe os pedaços de frango, tire a pele e o excesso de gordura. Lave bem e deixe 5 minutos imerso em água com vinagre. Lave novamente e despreze a água com vinagre.


Tempere o frango com harissa, suco do limão, metade do alho picado, sal e pimenta do reino(usei o mix de pimentas). Tampe e leve a geladeira por 1-2 horas.


Numa grande panela de fundo grosso coloque o açúcar e deixe-o caramelar, mas cuidado para não queimar, assim que começar a ganhar um tom dourado acrescente o azeite e doure o alho, disponha os pedaços de frango, de modo que não se sobreponham. Quando estiverem dourados deste lado, vire-os, jogue o líquido da marinada dentro da panela, tampe e abaixe o fogo. Fique atenta e na hora que o líquido se consumir coloque 1/2 copo de água mineral, tampe novamente e abafe. Após essa água ser absorvida, coloque os pedaços de pimenta cambucy e as pétalas de cebola, junte mais 1/4 copo de água mineral, tampe e espere que os vegetais murchem. Retire os pedaços de frango da panela assim como os vegetias. Some ao molho restante o amido de milho, dissolva-o bem. Volte ao fogo e espere engrossar. Sirva o molho separa do frango com pimentas.


** quem quiser saber mais sobre a Harissa, visite o blog da Fabrícia e se encantará om muitas informações e belas fotos!

1 comment:

Anonymous said...

Já coloquei minha participação em todos os espaços para comentários, mas ela inda não apareceu por aqui.

http://sabor.sampasite.com/blog/O-Rei-da-Quinzana-a-Pimenta.htm

Fer Ayer