Sunday, 2 December 2007

Faki


Receita da Marizé do blog Tachos de Ensaio.

Esta sopa de lentilhas de origem grega, embora de confecção diferente da que estamos habituados, (pois não têm uma base cremosa), têm um sabor mediterrânico muito do agrado dos palatos portugueses.Há uma outra sopa muito semelhante em que as lentilhas são substituídas pelo feijão, a esta dão os gregos o nome de: Fassoulada.A Fassoulada não leva cenoura e a erva aromática usada é a hortelã.

Escusado será referir que esta será, mesmo no limite, a minha participação no rei da quinzena.

Usei:

300g de lentilhas verdes

1 Cebola grande

2 Hastes de aipo (sem as folhas)

1 Cenoura grande

1 C sopa de azeite

1 Dente de alho

1 Ramo de salsa

1 Folha de louro

500g de tomate bem maduro

1,5 L de água

Sal q.b.

2 C sopa de vinagre (facultativo)

Orégãos q.b.


Fiz assim:

Com a devida antecedência, coloquei as lentilhas de molho em água fria.Preparei os legumes, cortando-os em cubos pequenos e coloquei na panela com o azeite.Salteei um pouco sobre lume forte e depois juntei o alho picado e as lentilhas escorridas, a salsa picada o louro e por ultimo, o tomate reduzido a puré.Reguei com a água e deixei cozer até as lentilhas e a cenoura estarem macias.Tempera-se de sal, deixa-se ferver alguns minutos, junta-se o vinagre e os orégãos, serve-se e saboreia-se.

Notas:

Querendo uma sopa mais espessa, coza as lentilhas previamente, e esmague algumas, antes de as adicionar à sopa espere até a cenoura amolecer, neste caso rega-se com o caldo resultante da cozedura das lentilhas.Fonte: Cozinhar com vegetais.

2 comments:

CresceNet said...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

adam brown said...

Hi, this is not so related to your page, but it is the site you asked me 1 month ago about the abs diet. I tried it, worked well. Well here is the site