

Saturday, 2 February 2008
Pesto de coentro com castanha-do-pará!

Salada de Frutos do Mar
- camarões médios, descascados e limpos
- lulas em anéis, pequenas
- mariscos sem cascas já cozidos
- tentáculo de polvo cozido e cortado
- tomate cereja
- alface crespa
- suco do limão siciliano
- azeite extra virgem
- sal
- pimenta
- cebolinha picadinha
Modo de Fazer:
Limpe e lave os frutos do mar em água corrente. Numa frigideira, aqueça o azeite e adicione as lulas e os camarões. Cozinhe por 3 minutos. Junte o polvo e os mariscos e cozinhe por mais 3 minutos. Tempere com o sal e a pimenta. Tire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio tempere com suco de limão siciliano e azeite, se necessário ponha mais sal.Ponha a folha da alface no prato, como uma cama, e monte a salada sobre ela. Coloque os frutos do mar e os tamatinhos cereja temperados, salpique a cebolinha verde para enfeitar.Nota:A quantidade dos ingredientes deve ser calculada de acordo com o número de pessoas.
Parafuso Tricolore à Marguerita
Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) bem cheia de alho triturado ou pasta de alho sem sal
2 xícaras de tomatinhos cereja picados em 2 ou 4 partes
2 xícaras de queijo minas frescal cortado em cubinhos
manjericão à gosto (eu usei o roxo)
Salsinha picada à gosto
Sal à gosto, pimenta moída na hora à gosto (opcional)
1 colher (sobremesa) de sementes de mostarda
Salada Romana

Sopa de Abóbora com Erva doce e Chilli
pensei numa salada, mas que coisa mais óbvia! sem falar que já mandaram várias idéias fenomenais...
verão... só penso em vegetais, frutas, pimenta e no máximo um peixinho...cores vibrantes e plimmm já tive a idéia! uma sopa gelada, bemmm gelada, de abóbora...sim!!! mas queria algo inusitado...erva doce com chilli, perfeito! na cabeça tudo estava definido, fui para a execução. fiz da maneira mais simples possível, usei o mínimo de utensílios(pensando numa casa de praia despreparada) e tudo para a branquela! e não é que eu adorei! ficou melhor do que eu esperava! com certeza um prato pros dias insuportáveis de calor!
vamos a sopa!
Sopa de Abóbora com Erva doce e Chilli
para 4 famintos de refrescância
700 grs de abóbora descacada(usei a kabotchá, a japonesa com casaca verde escura)
1 L de caldo de galinha(usei feito em casa, mas se for usar o industrializado prefira o de vegetais)
4 colh de sopa de azeite de oliva
1 colh de sopa de açúcar mascavo
sal a gosto
5 talos de erva doce(em fatias bem fininhas)
1 pimenta chilli(em fatias igualmente finas)
2 colh de sopa de suco de limão
Corte a abóbora em pedaços pequenos.
Aqueça sua panela, já limpinha, junte o restante do azeite e refogue ai a erva doce e o cilli, em fogo baixo para murchar a erva doce. Quando ela estiver molinha, desligue o fogo, junte o suco do limão. Deixe esfriar.
Na hora de servir coloque um montinho de erva doce no centro de cada prato de sopa e aproveite! eu servi a parte as sementes da abóbora lavadas, secas e torradas numa frigideira sem óleo. Ficou uma delícia!
espero que gostem!
Macarrão rápido para dias de preguiça

Macarrão rápido para dias de preguiça
Num recipiente próprio para microondas coloquei
- cerca de 250gr de macarrão,
- água,
- um fio de azeite
- e um pouco de sal,
e levei ao microondas por 10 minutos, mexendo a meio do tempo.Entretanto cortei em tiras fiambre de porco e fiambre de frango e aproveitei também um pouco de milho doce que tinha no frigorífico.Juntei os fiambres e o milho ao macarrão e levei novamente ao microondas por mais 5 minutos.Escorri a água, deitei um pouco de margarina e envolvi bem.Juntei cubos de queijo flamengo, polvilhei com oregãos, misturei tudo e levei ao microondas por mais 3 minutos, apenas para o queijo derreter.Servi polvilhado com mais um pouco de oregãos.
Gelatina com iogurte (imitação danoninho)
Aproveito para participar com essa receita do rei da quinzena.

1 caixa de gelatina sabor morango
Para o iogurte (danoninho)
1 lata de leite condensado
1 iogurte natural

2 caixinhas de creme de leite
1 suco tang sabor morango ( sempre uso o tang, acredito que possa usar qualquer suco de boa qualidade em pó)
Modo de fazer
Prepare a gelatina conforme embalagem e leve a geladeira, enquanto isso bata no liquidificador os demais ingredientes. Se você quiser o iogurte no meio da gelatina( foto ao lado e 2 sendo apenas iogurte) coloque agora o iogurte sobre a mesma ainda liquida, se quiser uma camada de gelatina e outra de iogurte espere a gelatina endurecer um pouco e só então coloque o iogurte.
Como eu havia tido se não quiser com gelatina faça apenas o iogurte.
Eu coloco na maioria das vezes minhas sobremesas em potinhos individuais como estes da foto, eles são encontrados em casa de embalagens e são descartáveis, é muito prático assim, tenho de 250mL e 100mL.


Esta é uma das minhas 20 sobremesas favoritas… é que doces é mesmo comigo, adoro fazê-los e ainda mais comê-los… A receita original, retirada d’ O Livro Doce da Nestlé, é feita com rodelas de ananás e framboesas para enfeitar mas segui a sugestão da minha amiga Pipoka (que é muito sofisticada) e passei a utilizar os frutos silvestres… pois se a tarte já era gulosa, agora garanto que fica irresistível!!! Para as nossas amigas que estão em férias de Verão é uma óptima sugestão a experimentar...
Ingredientes (massa):
2 colheres de sopa de leite condensado
225 g de farinha
1 gema
30 g de açúcar
1 pitada de sal
100 g de margarina
Amassa-se a farinha com a gema, o sal, o açúcar, o leite condensado e a margarina cortada aos pedaços. Tapa-se e coloca-se no frigorífico a repousar durante 1 hora. Aquece-se o forno a 200º, unta-se a forma com margarina e forra-se com a massa previamente estendida com o rolo. Vai ao forno durante 20 minutos. Deixa-se arrefecer e começa-se a preparar o recheio.
Ingredientes (recheio):
Resto do leite condensado (embalagem de 250 g)
2 iogurtes naturais
2 colheres de sopa de sumo de limão
Raspa de ½ limão
5 folhas de gelatina incolor
2 dl de natas
6 colheres de sopa de água (para dissolver as folhas de gelatina)
Demolha-se as folhas de gelatina. Mistura-se aos iogurtes o leite condensado, a raspa e sumo de limão. Aquece-se a água e dissolvem-se as folhas de gelatina, junta-se à mistura do iogurte e mexe-se muito bem. Coloca-se no frigorífico para solidificar um pouco. Bate-se as natas que se misturam ao preparado que esteve no frigorífico. Coloca-se o recheio na base da tarte arrefecida e volta-se a colocar no frigorífico.
Quando a tarte estiver solidificada (pelo menos 3 a 4 horas) prepara-se a cobertura com os frutos silvestres (a quantidade é a gosto), cerca de 250 g com 5 colheres de açúcar. Coloca-se os frutos silvestres com o açúcar numa panela, até dissolver o açúcar e ganhar sabor (não deixar ferver o preparado para não desfazer os frutos). Após arrefecer, dispõe-se este preparado sobre a tarte e já está!!!

Salada de Batatas e Espinafres com Atum
2 Pessoas
2 ovos cozidos (usei 8 ovos de codorniz*)
8 batatas novas pequenas
100 grs espinafres frescos
1 bife atum (200 grs) ou duas latas de atum em azeite escorrido
1 colher sopa alcaparras, escorridas
2 colheres azeitonas verdes (desta vez na tinha)
2 colheres azeites
al e pimenta preta moída na altura
Uma hora antes, marina-se o atum no azeite e tempera-se com um pouco de pimenta. Reserva-se. Escaldam-se os espinafres brevemente em água a ferver temperada com sal. Retiram-se os espinafres ao fim de 2 minutos e aproveita-se a água para cozer os ovos e as batatas (cada uma com um corte transversal) durante 8-10 minutos. Grelha-se o atum numa frigideira anti-aderente, cerca de 2-3 minutos em cada lado. Combina-se as batatas e os espinafres escorridos numa tigela de ir à mesa. Fatia-se o atum, junta-se com as alcaparras na mesma tigela. Mistura-se tudo com cuidado para não desmanchar as batatas ou o atum. Adiciona-se os ovos aos quartos.
* Os ovos de codorniz devem ser cozidos à parte pois largam uma areiazinha.
Esta salada pode servir-se quente ou colocar-se no frio durante 45 minutos. Acompanha-se com o molho da estação.
Molho Salada Quente
3 colheres sopa azeite
1 colher sopa limão
1/2 colher chá mostarda de Dijon
1 colher sopa tomilho fresco (sem os pauzinhos)
Bate-se o azeite com o limão até emulsionar, junta-se a mostarda e o tomilho e deita-se sobre a salada. Serve-se de imediato.
Molho Salada Fria
1 gema de ovo
1 colher sopa limão
1/2 colher chá sal
50 grs manteiga sem sal
Num processador (ou num shaker), bate-se a gema com o limão e o sal até emulsionar. Derrete-se a manteiga até ferver (mas sem queimar - é necessário que a temperatura seja elevada para espessar o molho e cozer a gema). Junta-se ao preparado anterior e bate-se de novo. Serve-se à parte. Este molho deve ser mantido refrigerado antes de usar.
