Sunday 6 April 2008

Brochetes de Robalo com Salsa de Avocado

fiquei tão empolgada com o rei da vez, não sei se é porque amo robalo, se porque eu ajudei a eleger ou por tudo isso junto... eu queria logo postar alguma boa ideia.

a primeira dificuldade foi encontrar o danado por aqui(cidade pequena é duro), fiz a encomenda na peixaria e hoje consegui pegar o peixe, de destino incerto. Não sabia o que fazer, pensei, pensei e nada, então comprei alguns ingredientes que acreditava que funcionariam bem e fui para a cozinha, acabei mudando de planos varias vezes, mas o resultado final muito me agradou, achei charmoso, saboroso...há um picante não exagerado, a casquinha e o centro úmido, e o molho de avocado não deve ser omitido, dá toda uma graça.

Brochetes de Robalo com Salsa de Avocado
~20 bolinhas, para servir como entrada para 4-5 pessoas 200 grs de robalo, em postas, limpo e sem pele
1 colh de sopa de limão
1 colh de sopa de azeite
1/2 colh de chá de pasta de pimenta(usei harissa)
1 1/2 col de sopa de salsa e cebolinha picados
2 colh de sopa de amido de milho
8 colh de sopa de farinha de rosca
sal

crosta:
3 colh de sopa de sementes de papoula
1 1/2 colh de sopa de sementes de mostarda escura

salsa:
100 grs de avocado
2 colh de chá de pimenta dedo de moça picada
2 colh de chá de azeite
3 colh de chá de limão
sal

Pique o robalo, em pequeninhos pedaços, o menor possível(ou use o processador).
Junte os temperos(sal, pimenta, cheiro verde, limão e azeite), some ainda o amido de milho e aos poucos vá acrescentando a farinha de rosca(como usei um peixe congelado, acabei usando mais farinha do que o normal), você deve sentir a textura, que deve ser suficientemente consistente para poder moldar bolinhas(atenção q o excesso deixará as bolinhas secas, a minha massa grudava nas mãos ainda).

Modele com a ajuda de uma colher de chá, para ficarem uniformes, leve as bolinhas ao congelador por 10-12 minutos.

Durante o período que as bolinhas estiverem no congelador faça a salsa, amasse grosseiramente o avocado, tempere e leve à geladeira.

Tire as bolinhas do congelador e passe-as pela mescla de sementes (papoula+mostarda), como empanar bifes. Frite-as em fogo baixo, numa frigideira anti aderente com um fio de azeite, evite virar muitas vezes apar nao prder a crosta. Sirva-as quente com a salsa gelada.

1 comment:

Marcia said...

Que original e delicado, próximo robalo vai ser assim aqui em casa. bj