quem não preparou nada para o reinado do Colher da vez está perdendo a chance de se apaixonar pelas castanhas.
verdade seja dita, é quase impossivel come-las de outra forma que nao seja assada ou cozida...são tão perfumadas, macias e lindas que todas acabam num piscar de olhos... e para não correr esse risco, desta vez assei-as quando estava sozinha em casa, coloquei para esfriar no freezer, bem escondidinhas e fui descasca-las longe dos olhos gulosos da família.
mais um clássico, sem mistérios e cheio de encanto.. rendam-se ao verdadeiro marron glacê!
Marron Glacé
adaptado do blog: not quite nigella
500g de castanhas portuguesas(procure as maiores)
300g de açúcar
1 1/2 xíc de xícara de água
1fava de baunilha
Lave as castanhas, seque-as e as coloque numa assadeira. Leve ao forno a200C até que comecem a estourar(a casca irá rachar pelo vapor interno). Deixe-as amornar e comece então a descascá-las(achei mais fácil quando estavam já bem geladinhas). Não esqueça de tirar a menbrana que as envolve(consegui cerca 320g de polpa).
Coloque a água, o açúcar e a baunilha cortada numa panela e ferva por cerca de 15 minutos, até formar uma calda grossa. Coloque as castanhas na calda e cozinhe em fogo lento por mais 10 minutos.
Passe para um vidro limpo e seco, feche e deixe-o esfriar de ponta cabeça(o calor fará com que a boracha expanda e o vidro estará vedado).
Aproveitem o verdadeiro marron glacé e façam maravilhas com a castanha!bjs