Saturday 27 December 2008

Castanhas para mim são sinal de que o Natal está chegando. Isto é porque sempre lembro dos arranjos de Natal que mamãe fazia. Sempre havia uma bandeja com nozes, avelãs, e castanhas faziam parte da mesma bandeja. Tenho lembranças delas sendo cozidas. Se as comia de outra forma não lembro. Depois que me mudei para a Inglaterra as castanhas sempre marcaram a chegada do outono. Gosto muito de comprá-las assadas, de vendedores na rua. Nos festejos de Guy Folks, em novembro, umas das coisas que mais gosto de comer são castanhas assadas.
Quando fomos escolher o último rei do Colher para o ano de 2008 escolhemos castanhas. E resolvi que ia procurar novas receitas para explorar outras formas de prepará-las. Esta decisão foi muito influenciada por uma revista que ganhei da Marizé e que tem um especial de Doces com Castanhas. Como o rei vai até o dia 31 de dezembro tenho preparado várias receitas para dar a minha participação. Desta vez temos pastéis de castanhas. Não pastéis como os do Brasil, mas pastéis como se prepara em Portugal – para nós brasileiros são como tortas. Usei purê de castanha comprado pronto, mas coloco uma receita de preparo caseiro no final do post caso você não encontre o purê pronto.Quanto à massa, a receita recomenda massa folhada. Usei pâte brisée pois era o que tinha em casa. Acho que massa de empadinha também pode ser usada.

Pastéis de castanhas com amêndoa
a receita original dizia que rendia 12 unidades, mas não sei qual o tamanho das formas aos quais se referia. Usei formas de empadinha e fiz meia receita somente mas rendeu 15 unidades

Ingredientes:
500g purê de castanhas**
400g massa folhada
300g açúcar
125g de amêndoa moída
5 gemas
1 colher de chá de canela em pó
200ml de água
Açúcar em pó para polvilhar
Preparo:
Ponha o açúcar em uma panela de fundo pesado, junte a água, dê uma mexida e leve ao fogo. Deixe ferver em fogo médio por uns 5 minutos. Retire do fogo, junte o purê de castanha e mexa bem para que a mistura se incorpore, sem parar. Deixe esfriar;
Ligue o forno – 180oC. Abra a massa folhada e forre as forminhas com ela.
Acrescente a amêndoa moída às castanhas, assim como a canela, os ovos e mexa bem para ficar com uma mistura homogênea;
Arrume as forminhas numa assadeira rasa e divida o recheio igualmente entre as forminhas;
Asse por uns 25 minutos. Recomendo que você cheque aos 20 minutos fazendo o teste do palito;
Retire do forno, deixe esfriar e polvilhe com açúcar antes de servir**

Para fazer o purê de castanha : pegue 500g de castanhas assadas no forno, ponha numa panela com água e um pouquinho de açúcar, e leve ao ponto de fervura.Se quiser acrescente uma ½ colher de chá de extrato de baunilha. Assim que ferver baixe o fogo e deixe cozinhar até que a água seque quase toda. Retire do fogo, e ponha no processador.

No comments: