Tuesday 23 December 2008

Bacalhau com Castanhas e Leite

A Risonha do blog Cozinha da Risonha, nos presenteia com uma maravilhosa receita que mistura dois elementos bem natalinos: a Rainha castanha e o maravilhos bacalhau.

Vi no outro dia que tinha começado um novo desafio no Rei da Colher, cuja protagonista desta vez era a portuguesa castanha. Ora se a castanha é bem portuguesa, o que dizer do bacalhau? Deixo aqui a minha participação no "Rei da Quinzena", sendo que esta é uma boa sugestão para a servir o bacalhau na ceia de Natal de uma forma diferente.A receita foi tirada de um livro que as minhas colegas me ofereceram já há alguns anos: o livro de receitas do Herman José. Espero que gostem...
4 postas altas de bacalhau
1kg de castanhas (frescas ou congeladas)
2 dentes de alho
200ml de azeite
500gr de batatas pequenas
1 colher de chá de erva-doce
1 ramo de salsa
1 chávena de leite
sal e pimenta q.b.

Coza as castanhas em água com sal e erva-doce (eu usei congeladas e dê-lhes apenas uma fervura na água temperada como indicado acima) e escorra. Ferva também as batatas.Coloque as postas de bacalhau dentro de um tabuleiro de ir ao forno, com os dentes de alho cortados em rodelas, o azeite e um pouco de pimenta.Acrescente as batatas e as castanhas. Regue com o leite e leve ao forno.Sirva quando o bacalhau abrir lascas e as batatas e as castanhas estiverem cozidas e douradas.Decore com a salsa picada.

No comments: