Monday, 29 December 2008
Marron Glacê
quem não preparou nada para o reinado do Colher da vez está perdendo a chance de se apaixonar pelas castanhas.
verdade seja dita, é quase impossivel come-las de outra forma que nao seja assada ou cozida...são tão perfumadas, macias e lindas que todas acabam num piscar de olhos... e para não correr esse risco, desta vez assei-as quando estava sozinha em casa, coloquei para esfriar no freezer, bem escondidinhas e fui descasca-las longe dos olhos gulosos da família.
mais um clássico, sem mistérios e cheio de encanto.. rendam-se ao verdadeiro marron glacê!
Marron Glacé
adaptado do blog: not quite nigella
500g de castanhas portuguesas(procure as maiores)
300g de açúcar
1 1/2 xíc de xícara de água
1fava de baunilha
Lave as castanhas, seque-as e as coloque numa assadeira. Leve ao forno a200C até que comecem a estourar(a casca irá rachar pelo vapor interno). Deixe-as amornar e comece então a descascá-las(achei mais fácil quando estavam já bem geladinhas). Não esqueça de tirar a menbrana que as envolve(consegui cerca 320g de polpa).
Coloque a água, o açúcar e a baunilha cortada numa panela e ferva por cerca de 15 minutos, até formar uma calda grossa. Coloque as castanhas na calda e cozinhe em fogo lento por mais 10 minutos.
Passe para um vidro limpo e seco, feche e deixe-o esfriar de ponta cabeça(o calor fará com que a boracha expanda e o vidro estará vedado).
Aproveitem o verdadeiro marron glacé e façam maravilhas com a castanha!bjs
Doce de castanhas
Doce de castanhas
Fiz este doce de castanhas para os tradicionais jantares de natal, tão comuns nesta época, com os amigos.Leite q.b.
1 colher de sopa de açúcar em pó
1 colher de sopa de margarina
1 pacote de natas
Açúcar a gosto.
Doce de ovos q.b.
Levar as castanhas a cozer num bocadinho de leite só o suficiente para cobrir as castanhas.
Depois de bem cozidas junta-se uma colher de manteiga e uma colher de açúcar em pó e tritura-se, mais fino ou mais grosso, para quem gosta de encontrar uns pedacinhos.
Reservar.
Bater as natas em chantilly com açúcar a gosto.
Fazer doce de ovos em quantidade suficiente.
Transferir o creme de castanhas para uma taça ou fazer uma pirâmide num tabuleiro, para isto tem que estar bem consistente, eu não fiz esta pirâmide, meti numa taça, porque foi para levar para casa de amigos.
Em cima e de preferência com um bico de pasteleiro decorar com o chantilly e por ultimo deitar o doce de ovos por cima do chantilly.
Por fim para terminar polvilhar com praliné moído.Fica uma verdadeira bomba calórica, muito forte para servir como sobremesa em refeições em que já se come muito, mas o sabor excelente!!!
Carne Assada com Castanhas
bolo de castanhas
Esta vai ser a minha primeira participação no Rei da Quinzena.É uma receita que já tenho fotografada há algum tempo. Fiz este bolinho para a participação do Forúm da Amizade, em que são feitos pares entre as participantes e depois trocam receitas entre si e postam em conjunto no dia combinado.A minha amiga do forúm foi a Anabela Tereso que me enviou esta receita. Agora que vi o tema do Rei da Quinzena não quis deixar passar a oportunidade de mostrar mais uma vez este bolo.
Ingredientes:
-500g de castanhas cozidas e reduzidas a puré;
- 250g de açúcar;
- 125g de margarina derretida;
-5 ovos;
-2 colheres de chá de fermento em pó;
Preparação:
Cozem-se as castanhas e reduzem-se a puré com a varinha mágica. À parte batem-se as 5 claras em castelo. Reserva-se. Misturam-se as gemas, o açúcar e a margarina. Por fim envolve-se o puré de castanhas, o fermento e as claras. Vai ao forno em forma untada durante cerca de 30m.Bom apetite!
Castanhas Guisadas com Legumes
No sábado fiz este guisado de castanhas e legumes para acompanhar um bifinho grelhado. É muito fácil de fazer, é nutritivo, diferente e muito saboroso. Experimentem.
Calorias: +/- 144 Kcal por porção.
Tempo de Preparação: 30 min.
Quantidade: 4 porções.
Ingredientes
250g de castanhas congeladas (pode utilizar castanhas não congeladas, mas terá de as cozer previamente e descascar)
1 cebola
1 tomate
1 cenoura
1 copo de ervilhas congeladas
150g de couves de bruxelas
1 colher de sopa de azeite
200ml de caldo de legumes
1 raminho de salsa
Sal e Pimenta q.b.
Preparação
1. Corte o tomate em quadrados. Pique a cebola e a cenoura.
2. Num tacho coloque o azeite a aquecer e junte os legumes que picou. Adicione também as ervilhas. Deixe refogar durante 5 minutos.
3. Adicione o caldo de legumes e deixe cozer durante 5 minutos.
4. Acrescente as castanhas e as couves-de-bruxelas. Tape e deixe cozer durante 10 minutos ou até as castanhas estarem cozidas. É importante não deixar cozer demais porque as castanhas tendem a desfazer-se.
5. Polvilhe com salsa picada e verifique os temperos antes de retirar do lume. Se necessário, junte sal e pimenta
Apreciação: Mais uma óptima experiência com castanhas. Excelente acompanhamento.
Fonte de Inspiração: Petiscos.comCas
Saturday, 27 December 2008
Quando fomos escolher o último rei do Colher para o ano de 2008 escolhemos castanhas. E resolvi que ia procurar novas receitas para explorar outras formas de prepará-las. Esta decisão foi muito influenciada por uma revista que ganhei da Marizé e que tem um especial de Doces com Castanhas. Como o rei vai até o dia 31 de dezembro tenho preparado várias receitas para dar a minha participação. Desta vez temos pastéis de castanhas. Não pastéis como os do Brasil, mas pastéis como se prepara em Portugal – para nós brasileiros são como tortas. Usei purê de castanha comprado pronto, mas coloco uma receita de preparo caseiro no final do post caso você não encontre o purê pronto.Quanto à massa, a receita recomenda massa folhada. Usei pâte brisée pois era o que tinha em casa. Acho que massa de empadinha também pode ser usada.
Pastéis de castanhas com amêndoa
a receita original dizia que rendia 12 unidades, mas não sei qual o tamanho das formas aos quais se referia. Usei formas de empadinha e fiz meia receita somente mas rendeu 15 unidades
Ingredientes:
500g purê de castanhas**
400g massa folhada
300g açúcar
125g de amêndoa moída
5 gemas
1 colher de chá de canela em pó
200ml de água
Açúcar em pó para polvilhar
Preparo:
Ponha o açúcar em uma panela de fundo pesado, junte a água, dê uma mexida e leve ao fogo. Deixe ferver em fogo médio por uns 5 minutos. Retire do fogo, junte o purê de castanha e mexa bem para que a mistura se incorpore, sem parar. Deixe esfriar;
Ligue o forno – 180oC. Abra a massa folhada e forre as forminhas com ela.
Acrescente a amêndoa moída às castanhas, assim como a canela, os ovos e mexa bem para ficar com uma mistura homogênea;
Arrume as forminhas numa assadeira rasa e divida o recheio igualmente entre as forminhas;
Asse por uns 25 minutos. Recomendo que você cheque aos 20 minutos fazendo o teste do palito;
Retire do forno, deixe esfriar e polvilhe com açúcar antes de servir**
Para fazer o purê de castanha : pegue 500g de castanhas assadas no forno, ponha numa panela com água e um pouquinho de açúcar, e leve ao ponto de fervura.Se quiser acrescente uma ½ colher de chá de extrato de baunilha. Assim que ferver baixe o fogo e deixe cozinhar até que a água seque quase toda. Retire do fogo, e ponha no processador.
Pudim de Castanhas Portuguesas
Primeiro porque queria cumprir alguns desafios, como do Natale Italiano e do Rei da quinzena, segundo porque estava curiosa com relação a algumas receitas e em terceiro para agradar a todos os convidados. Bem foi tudo um sucesso!!
Quanto ao Pudim de castanhas, receita que encontrei aqui ,foi um deliciosa surpresa, pois não gosto delas e adorei este pudim!!
Fiz algumas mudanças na receita original, que levava 1 xícara de castanhas e coloquei 2, acrescentei uma lata de leite e ao invés das 6 gemas e 4 ovos, coloquei apenas 3 ovos e 5 gemas que sobraram das claras batidas do Tiramisu. Bem, acho que deu para entender.
O importante é que ficou DELICIOSO!!!
Gostaria de aproveitar e pedir desculpas as amigas que tem me visitado e deixado comentários muito queridos, por não estar podendo visita-las e responde-las, pois meus convidados só foram embora ontem e só tenho tirado uns minutinhos para ler o que me enviam e postar rapidamente as receitinhas. Bem...hoje é dia de faxina e amanha viajamos para Uberlândia (interior de Minas Gerais), pois vamos passar o Reveillon com meus pais e retornamos no dia 2 de janeiro.
Vim então deixar minha participação do Desafio do Rei da quinzena, mas prometo que a partir de janeiro vou voltar a visita-las, estou morrendo de saudade!!
Mil desculpas...e um Ano Novo com muito amor no coração!!!
2 xícaras de chá de puré de castanhas cozidas
1 lata de leite condensado
1 lata (medida) de leite
1 colher de café de canela
5 gemas
3 ovos
125 g de açúcar para a calda
Modo de preparo:Com o açúcar prepare um caramelo claro e forre com ele o interior de uma forma.No liquidificador bata o leite condensado com o puré de castanhas, o leite, a canela, os ovos e as gemas, e deite na forma.Leve a cozer, cerca de 40 minutos em forno médio, verifique se está cozido espetando um palito, retire e deixe esfriar.
Tuesday, 23 December 2008
Aperitivos de Castanha
Resolvi participar do evento da colherdetacho:
Você tem que fazer uma receita com o ingrediente que é o rei/rainha da quinzena.
Desta vez é a castanha portuguesa (comecei com este ingrediente).
Minha avó fazia muito:
Castanhas Portuguesas
Coloque as castanhas em um recipiente e lave. ( Usei 400 g)
Faça um corte em cruz ou tire um pedaço da ponta, com uma faca afiada, na base das castanhas.
Coloque as castanhas numa panela grande e cubra com água, pode colocar erva doce na água para dar um toque especial.
Leve a panela ao fogo alto e espere ferver. Deixe cozinhá-las bem.
Retire as castanhas da panela e descasque.
A película marrom que fica entre a casca e a castanha também deve ser retirada.
Amasse bem ou misture em um mini processador (é mais fácil).
Volte com as castanhas para a panela e acrescente 3 CS de leite condensado (usei l colher para cada processada, totalizando 3CS ) até formar uma pasta. Coloque chocolate em pó(3 C S ).
Cozinhe até começar a obter um creme espesso.
Depois que se formou uma pasta, corte os figos, ameixas sem caroço ou damascos secos ao meio e coloque o recheio.
Pode servir assim ou coloque no forno para dar uma aquecida.
Bacalhau com Castanhas e Leite
Vi no outro dia que tinha começado um novo desafio no Rei da Colher, cuja protagonista desta vez era a portuguesa castanha. Ora se a castanha é bem portuguesa, o que dizer do bacalhau? Deixo aqui a minha participação no "Rei da Quinzena", sendo que esta é uma boa sugestão para a servir o bacalhau na ceia de Natal de uma forma diferente.A receita foi tirada de um livro que as minhas colegas me ofereceram já há alguns anos: o livro de receitas do Herman José. Espero que gostem...
4 postas altas de bacalhau
1kg de castanhas (frescas ou congeladas)
2 dentes de alho
200ml de azeite
500gr de batatas pequenas
1 colher de chá de erva-doce
1 ramo de salsa
1 chávena de leite
sal e pimenta q.b.
Coza as castanhas em água com sal e erva-doce (eu usei congeladas e dê-lhes apenas uma fervura na água temperada como indicado acima) e escorra. Ferva também as batatas.Coloque as postas de bacalhau dentro de um tabuleiro de ir ao forno, com os dentes de alho cortados em rodelas, o azeite e um pouco de pimenta.Acrescente as batatas e as castanhas. Regue com o leite e leve ao forno.Sirva quando o bacalhau abrir lascas e as batatas e as castanhas estiverem cozidas e douradas.Decore com a salsa picada.
Monday, 15 December 2008
A rainha Castanha Portuguesa
Nós temos já uma lista que postaremos ao longo deste reinado. Enquanto isso ai vão uns fatos para lhe animar:
· Os gregos e romanos colocavam castanhas em ânforas cheias de mel silvestre para que ficassem bem conservadas.
· Os romanos usavam castanhas nos seus banquetes
· Na Idade Média os mosteiros e abadias, monges e freiras, utilizavam castanhas nas suas receitas
· Já na Idade média se usava castanhas para fazer farinha
Ficamos aguardando a sua receita. Desta vez vamos colocando as receitas aqui à medida em que as recebermos. Estando de férias significa que tempo é algo que tenho de sobra.