Tuesday 22 January 2008

Rei da Quinzena: Salada grega


Receita da Carla do blog Carpe Diem

A Estação do ano é uma das quatro subdivisões do ano baseadas em padrões climáticos, são elas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Inicialmente o ano era dividido em duas partes:

O período quente (em latim “ver”) era dividido em três fases: o Prima Vera ("primeiro verão"), de temperatura e humidade moderadas, o Tempus Veranus ("tempo da frutificação"), de temperatura e humidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa humidade.

O período frio (em latim "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.

Posteriormente, para ajustar as estações à posição exacta dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência da translação associada à mudança no eixo de inclinação da Terra, convencionou-se, no ocidente, dividir o ano em somente quatro estações.
No entanto, algumas culturas ainda dividem o ano em cinco estações, como a China; países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa.
Mesmo estando em Portugal um Inverno frio e chuvoso, vou participar em mais um Rei da Quinzena (Colher de Tacho) e para isso fui buscar aos arquivos a receita de uma salada bem simples e saborosa, uma “comidinha para os dias quentes”. Faço inúmeras vezes esta salada grega do Cyril Lignac, o queijo feta combina muito bem com o pepino e tomate!

No comments: