Monday, 21 January 2008

Salada Niçoise Revisité

Receita da Miki do Cabeça-Gorda


desde que vi essa salada no caderno paladar dedicado às saladas, fiquei curiosíssima para saber como era o sabor. me pareceu muitíssimo apetitoso e finalmente no almoço de hoje consegui fazê-la.

como não havia a receita, mas apenas a descrição dos ingredientes, tomei a liberdade poética de inventar (nada poderia me deixar mais feliz, inventar!). na chamada "os clássicos remodelados", também não ficou claro pra mim o quão remodelada foi essa salada. ou eu sempre tive a idéia errada do que era uma salada niçoise ou o cara que inventou foi bem ousado. de todo modo, eu tb fiz minhas variações sobre a variação dele (rs, menina terrííível!!!) e posso dizer que adorei o resultado. com certeza, vou fazer de novo.

e não é que o pratinho ainda casou direitinho com o rei da quinzena do colher de tacho?


ingredientes
» 1 tomate
» 2 pepinos do tipo japonês
» 1 pimentão amarelo
» 1 pimentão vermelho
» 1 1/2 xícara (chá) de feijão branco cozido sem o caldo
» 1 cebola roxa pequena
» 1/2 xícara de azeitonas pretas
» 2 ovos cozidos
» folhinhas de manjericão fresco a gosto

para o molho
» 1 colher (sopa) de aceto balsâmico
» 1 colher (sopa) de água
» 2 dentes grandes de alho bem amassadinho
» sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
» 5 colheres (sopa) de azeite

modo de preparo
Limpe os pimentões e corte em tiras finas (eu cortei na metade no comprimento também). Tempere com uma mistura de azeite (2 colheres sopa), aceto balsâmico (1 colher chá), cominho (1 colher chá) e páprica picante (1 colher chá) até que os legumes fiquem bem revestidos. Leve a assar em forno moderado (180ºC) por 40 minutos, mexendo na metade do tempo. (Essa eu aprendi com a magnífica receita da tina "legumes mediterrâneos assados com molho de tahine")

Enquanto isso fatie a cebola em meia lua (corto a cebola na metade e depois fatio em anéis) e deixe de molho em um recipiente grande com água. Vá trocando periodicamente a água para amenizar o ardume da cebola.

Pique o tomate em meia lua e o pepino em fatias diagonais nem muito grossas, nem muito finas.

Retire o caroço da azeitona e pique em 4 gominhos.

Prepare o molho misturando o alho amassadinho, sal, pimenta, aceto. Vá adicionando o azeite e mexendo com o fouet para que a mistura emulsione.

Numa tigela, coloque o pepino, tomate e cebola e tempere com um pouco de molho. Faça o mesmo com o feijão, mas numa vasilha separada.

Monte, com a ajuda de um aro, da seguinte maneira: tomate, pepino, pimentões, feijão, cebola e fatias de ovo. Enfeite com as folhinhas de manjericão e com as azeitonas pretas. Regue o ovo com um pouco de molho e coloque um fio de azeite sobre a composição.

Você também pode optar por misturar todos os ingredientes em uma saladeira grande (incluindo o manjericão), à exceção do ovo.

Ah, em tempo:
1. na receita dele, o pimentão era verde, o feijão branco era fava e ainda tinha alcachofra e filé de anchova.
2. na falta da cebola roxa, usei a branca mesmo, mas ela tem um sabor muito acentuado...

No comments: