Tuesday 1 July 2008

Arroz Doce com Coulis de Morango e Cardamomo

Receita da Simone Izumi do blog Chocolatria
É a primeira vez que participo do Rei da Vez, organizado quinzenalmente pelo grupo Colher de Tacho. A idéia é desenvolver receitas que envolvam o ingrediente promovido e mostrar o seu potencial da melhor forma e não tão óbvia possível


O morango é o rei da vez e são tantas receitas aplicáveis que pensei,pensei,pensei ...até optar pela sua utilização de forma simples e natural: um coulis feito com morango amassados e adoçados com calda de cardamomo que proporcionou um frescor bem-vindo ao meu arroz doce, feito com leite de côco. A idéia inicial era adorná-lo com chips de morangos. Aprontei uma assadeira gigante de morangos fatiados que "hibernaram-para-todo-sempre" no forno e acabaram queimando ao invés de desidratar. Enfim, um fiasco.
A base da receita de arroz doce com leite de côco veio daqui, onde apenas substituí o leite de vaca por leite de côco.

Ingredientes do Arroz Doce:
1 xicara de chá de arroz lavado e escorrido
2 xícaras de chá de água
casca de meio limão
300 ml de leite de côco
1/2 lata de leite condensado
Modo de Fazer:
Leve ao fogo o arroz, a água e a casca de limão. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe a água secar. Retire o limão. Adicione o leite de côco e o leite condensado e mexa sem parar até o arroz ficar bem cremoso. Retire do fogo e deixe esfriar.
Coulis de morango:
Para cerca de 2 xícaras de morangos amassados com um garfo, adicione cerca de 4 colheres de calda de cardamomo (ou adoce a gosto).
Calda de Cardamomo:

3/4 xícara de água
3/4 xícara de açúcar refinado
3-4 cardamomos levemente batidos com uma faca
Modo de Fazer:
Misture o açúcar , a água e o cardamomo em uma panela e leve ao fogo . Ferva sem mexer por cerca de 4 minutos ou até virar uma calda fina. Peneire e deixe esfriar.

No comments: