Friday 4 July 2008

Muffins de Morango com Cobertura estaladiça

Receita da Cláudia do blog Doces Encontros
A cobertura estaladiça muito apreciada, dá um toque especial a este muffim. O morango pode ser substituído por qualquer outra fruta ou baga fresca ou congelada. A receita original é com framboesas, mas tive a idéia de substituí-la por morangos frescos. E não é que depois vi que era uma sugestão do chef!

Ingredientes:
Rend. 12 muffins médios
225 g de farinha com fermento para bolos
150 g de farinha sem fermento
115 g de açúcar mascavado
150 g de morangos frescos picados
2 ovos
250 ml de leite
125 g de manteiga sem sal derretida
Cobertura Estaladiça
50 g de farinha sem fermento
30 g de manteiga sem sal refrigerada e cortada em cubos
2 colheres (sopa) de açúcar mascavado (usei demerara) na cobertura
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 210º. Unte a forma para muffins com manteiga derretida ou óleo (eu usei forminhas para muffins). Peneire as farinhas para dentro de uma tigela grande, misture com o açúcar e os morangos picados e faça uma cova no centro.
Bata os ovos com o leite em outra vasilha e deite na cova que fez nos ingredientes secos, juntamente com a manteiga. Mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado - a mistura deverá ficar com grumos. Encha as forminhas até cerca de 3/4 de massa.
Para fazer a cobertura, ponha manteiga, o açúcar e a farinha numa pequena tigela e esfregue com as mãos até obter uma mistura com a aparência de migalhas de pão. Espalhe sobre os muffins crus e comprima ligeiramente.
Asse durante 20 minutos ou até que um palito introduzido no centro de um bolinho saia limpo. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos antes de os retirar para uma grade, para esfriar.
Sugestão do Chef: Pode substituir as framboesas ( a receita original), por qualquer outro tipo de baga ou fruta, por exemplo: amoras, mirtilos ou morangos. No caso dos morangos, deve cortá-los em pedaços. Se estiver a usar framboesas congeladas, não as deixe descongelar, pois poderão alterar a cor da massa dos muffins.
Fonte: LE CORDON BLEU, Receita Caseiras - MUFFINS

No comments: