Tuesday 5 June 2007

Moqueca de Pirarucu


Finalmente consegui fazer a minha receita para o Rei da Quinzena do Colher de Tacho. Queria fazer um peixe bem brasileiro e encontrei um lindo lombo de Pirarucu. Este peixe é encontrado apenas na Bacia Amazônica, pode atingir 2 m de comprimento e até 250 Kg (vi isso na Wikipedia). Ele tem uma carne firme, um aroma bem suave e o sabor maravilhoso. Prestou-se muito bem para a moqueca pois não é do tipo que verte muita água quando é cozido e não desmancha facilmente. Foi minha estréia tanto no preparo quanto no consumo desse gigante que conquistou o paladar da minha família. A moqueca eu fiz assim:


Moqueca de Pirarucu


2 Kg de lombo de Pirarucu
1/2 Kg de camarões médios
3 cebolas médias fatiadas
1 pimentão vermelho picado em quandrados
3 dentes de alho amassados
4 colheres de sopa cheias de salsinha picada
2 colheres de sopa de coentro picado (não coloquei porque o marido não gosta)
3 colheres de sopa de azeite de dendê
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 xícaras de chá de molho de tomate
400 ml de leite de côco
sal



Apesar de muitos ingredientes o preparo é muito fácil.



Coloque o peixe e os camarões para marinar em alho, limão e um pouquinho de sal por mais ou menos uma hora.


Aqueça o azeite e o azeite de dendê, refogue o alho, a cebola e os pimentões. Acrescente o molho de tomate e deixe ferver, em seguida junte o leite de côco e uma pitada de sal. Deixe o molho apurar até ficar com consistência de um mingau. Junte a salsinha e o coentro.


Coloque as postas de peixe e os camarões sobre o molho, tampe a panela e abaixe o fogo. Deixe o peixe começar a soltar seu caldo e cozinhar no molho, isso dá mais ou meno 5 minutos. Caso fique muito seco acrescente água aos poucos. A fervura fará com que o peixe fique envolvido pelo molho. Salpique com salsinha fresca e sirva com arroz branco. Eu servi com arroz integral.
Observo que a moqueca pode ser feita com cação ou qualquer peixe fresco que seja firme. Espero que tenham gostado, eu adorei. Um beijo.
Receita da Cláudia A do blog Food Comfort.

No comments: