Monday 25 June 2007

Salada de Couve-flor com nozes e salsinha - Insalata di cavolfiore con noci e prezzemolo

Quando vi que o Rei da Quinzena do Colher de Tacho na verdade é uma rainha, a Couve-flor, lembrei-me dos pratos que costumo preparar com ela: gratinados, refogados, saladas cozidas e uma vez ou outra couve-flor empanada. Nada de diferente no reino da Dinamarca…mas de repente ao ler a receita que a Cris do From our Home to Yours postou, com couve-flor crua me deu um estalo e lembrei-me de uma receita guardadinha para ser testada e que ainda não tinha tido a possibilidade de fazer, essa salada refrescante e muito saborosa que vi neste site. Como a Cris disse não é muito comum comermos essa florzinha crua, mas várias vezes nos Estados Unidos vi saladas cruas de couve-flor, só que eles costumam usar litros de molho e imagino que isso mascara o sabor original da hortaliça.

Dito isso, comprei uma couve-flor pequena para experimentar a salada. E não é que ficou uma delícia??? Me surpreendeu mesmo, fiz como manda a receita e por minha conta deixei uns 10 a 15 minutos na geladeira para que o molho penetrasse mais na couve-flor. Muito boa e com um leve sabor de verão, é uma salada para quem gosta de uma travinha na língua, o limão do molho deixa as papilas alertas e com vontade de repeteco! A receita original está aqui e a traduzida segue abaixo:

Salada de Couve-flor com nozes e salsinha
Ingredientes: uma couve-flor pequena; nozes picadas (acho que Pecans são mais suaves e da próxima vez serão as usadas); salsinha picadinha; suco de limão; sal (preferivelmente de ervas) e azeite extra-virgem.

Lave a couve-flor com cuidado e divida em quatro. Fatie finamente em uma mandolina . Como não possuo uma usei uma faca bem afiada – é meio difícil pois a couve-flor é muito delicada, mas deu certo. Use somente os buquês, reserve o caule para uma sopa ou outra receita. Disponha as fatias numa tigela e agregue o molho feito com sal, salsinha, limão e azeite (misture muito bem antes de juntar à couve-flor). Salpique generosamente nozes picadas e sirva.

Receita da Verenea do blog Mangia che te fa bene

No comments: