Monday 25 June 2007

Salada de couve-flor com queijo halloumi

Tal como - imagino - deve ter acontecido com tantas outras pessoas, a couve-flor nunca foi muito popular na minha alimentação. Até há dois ou três anos. Acho que só aprendi a gostar dela quando a comi pela primeira vez feita vez no wok. Realmente é deliciosa. Até essa altura, normalmente, aparecia-me nos pratos associada a peixe cozido - o que, convenhamos, às vezes, era mau sinal!Nesta salada usei a couve-flor para equilibrar o sabor do queijo halloumi grelhado e do agrião. A salada ficou muito boa mas, para a próxima, vou experimentar grelhá-la também (apesar de não saber se tal coisa resulta).
Esta foi a minha estreia no haloumi grelhado e devo dizer que o achei absolutamente fabuloso. O queijo não derrete e fica com o sabor mais acentuado.


A salada acompanhou um salmão grelhado, que tinha marinado em endro (aneto) com limão e pimenta.

Não são importantes as quantidades na salada, isso tem a ver com o equilíbrio de sabores que cada um mais aprecia. Mas, no molho, usei um iogurte natural, igual volume de couve flor, e passei tudo com a varinha. Juntei umas gotas de limão, sal e pimenta, cebolinho picado e sementes de sésamo pretas tostadas. O molho é muito suave e fresco, mas - parece-me, ganharia com a couve-flor grelhada em vez de cozida.
Resumindo: couve-flor cozida, agrião, queijo haloumi grelhado, iogurte natural, sementes de sésamo tostadas, cebolinho, limão, sal e pimenta.
PS: esta cozinha vai entrar em pousio forçado durante uma semana. Até breve!















Receita do Cravo da India do blog Cravo da India









No comments: