Friday 1 June 2007

Salada de Tomates Assados com Anchovas e Manjericão

Esta receita é para o Rei da Quinzena do Colher de Tacho, não tenho comprado peixe ultimamente e tive que improvisar usando uma latinha de anchovas. :(
Eu adoro o sabor que as anchovas dão aos pratos e molhos, mas acho os filezinhos muito salgados, apesar disso, O. costuma abrir as latinhas e comê-los sobre fatias de pão sem mais nada, o que sempre me faz repetir: "Olha a pressão (alta)!" rsA receita é do Kitchen Diaries do Nigel Slater, muito simples e saborosa, ele recomenda que a salada seja acompanhada por pão e um bom queijo. Usei tomates cereja, mas acho que os tomates da receita original são aqueles de tamanho médio, em ramas, que são difíceis de encontrar por aqui.
Tomates assados com anchovas e manjericão
1 kg de tomates
6 dentes de alho
um pouco de azeite
Para o molho:
6 pequenos filés de anchova (uma latinha)
80ml de azeite
2 c sopa de vinagre de vinho branco

um punhado de folhas de manjericão


Preaqueça o forno à 200C. Coloque os tomates lavados e limpos em uma assadeira. Amasse os dentes de alho com a casca e coloque-os junto com os tomates, adicione um pouco de azeite e uma pitada de sal. Asse por cerca de 20-25 min, até que os tomates comecem a dourar e estejam a ponto de estourar.Enquanto isso, amasse os filés de anchovas até que se transformem em uma pasta, adicione o azeite, o vinagre e as folhas de manjericão (rasgue-as se forem muito grandes) e um pouco de pimenta, não é necessário colocar sal.Assim que os tomates forem retirados do forno, misture com o molho. Deixe esfriar à temperatura ambiente e sirva com pão ou bruschetta aproveitando o sumo.
Receita da Karen do blog Kafka na Praia

No comments: