
Ou migas da conspiração se quiserem. O mundo conspirou para que eu não fizesse esta receita, escolhida para participar no Colher.
Novo colher de tacho, novo rei, nova receita. Desta vez o rei feijão! E tanta coisa que me veio à ideia... Fiquei-me por esta receita por me parecer bastante fora do normal. A inspiração veio daqui!
Achei esta receita maravilhosa que até meu filho gostou, no blog da Clea e escolhi fazer com os flocos de azuki e de arroz. Não me decepcionei, simples de fazer, os flocos de leguminosas têm a vantagem de serem preparados rapidamente, e versátil pois pode-se alterar todos os ingredientes (flocos de leguminosas + flocos de cereais) e acrescentar outros sabores como outros legumes e especiarias ou ervas e mesmo frutos secos e queijos. Eu fiz só metade da receita, e usei 2 ovos pequenos, a receita inteira leva 3 ovos. O leite pode ser outro, eu usei o com amêndoas porque era o que eu tinha.
Com o açúcar e a água fazer uma calda em ponto pérola, retirar do lume e juntar o feijão passado mexer bem, levar novamente ao lume até engrossar, mexendo sempre com uma colher de pau para não agarrar.
Quando estiver grosso junta-se a manteiga e logo que esta estiver derretida retirar do lume.
Deixe arrefecer um pouco.
Bater bem as gemas com as claras e junte ao preparado anterior ligando tudo muito bem, por fim junte a raspa de limão.
Distribuir o preparado por formas de queque untadas com manteiga e leve a cozer em forno brando, durante 15 a 20 minutos, dependendo do forno, ate ficarem bem louros por cima.
Depois de cozidos desenforme e coloque em caixas de papel, se pretender pode polvilhar, ligeiramente com açúcar em pó.
Podem ser comidos mornos, mas eu prefiro frios, pois realça muito mais o sabor.
Óptimos para acompanhar com chá, ou como eu gosto para acompanhar com outro Pastel de Feijão.