Sunday 14 October 2007

Rei Feijão

A gama de opções é imensa, afinal são tantas variedades de feijão. Apresente o feijão utilizado num prato doce e/ou salgado. O importante é a variedade.
No Brasil o arroz e feijão é uma dupla importante na comida diária. O amido do arroz dá uma ótima fonte de energia além de facilitar a absorção das propriedades do feijão que por sua vez é um dos vegetais mais ricos em proteínas, ferro e outros minerais.
No Reino Unido por exemplo o feijão é muito consumido no café da manhã, juntamente com ovos, torrada, salsicha.
Na Ásia o feijão adzuki é muito usado em alimentos doces. E pode ser encontrado em pó, tipo farinha. O feijão conhecido como carioquinha no Brasil é da mesma família do adzuki.
O feijão preto, originário da América do Sul e Central, é fundamenta na cozinha. É usado em molhos, saladas e na clássica feijoada.
Na Itália o feijão cannelline é muito usado.
E você, como usa o seu feijão? Traga a sua receita.

13 comments:

Cláudia said...

Adoro feijão e esta quinzena vai ser o máximo com novas receitas. Mal posso esperar para postar a minha!

El kid said...

Boa escolha, o feijão, tenho uma doce receita para enviar, só tenho que fazer uma pesquisa histórica.

Anonymous said...

Acabo de publicar uma receita com feijão e fico sabendo que o Rei da Quinzena aqui é justamente ele!
Como faço para participar? é mandar por e-mail?

beijos!!
Gi
coffeeandcoffee.blogspot.com

Anonymous said...

prontíssimo, já mandei a receita pro email!!
beijos!!

Elvira said...

Querida Valentina, a minha receita encontra-se aqui:

http://elvirabistrot.blogspot.com/2007/10/sopa-de-feijo-frade-com-carne-picada.html

Beijos.

Elvira said...

Querida Velentina, para responder à pergunta que deixaste no meu blog, o feijão-frade que usamos em Portugal é o mesmo que é consumido no Brasil. A sua origem é angolana. Em inglês, é chamado de "black eyed pea".

Beijão, querida. :-)

Gourmandisebrasil said...

Valentina, fiz um biscotinho de feijão (post Mantecal de feijão branco). Não consigo copiar o ícone do rei feijão...
bjinho,
Nina.

Unknown said...

Valentina, postei a receita de zenzai (doce de feijão azuki). Te mandei o link via mail, certo? :)

Anonymous said...

olá! este tema deu-me umas ideias.....:D não passa de hoje sem feijão!

Anonymous said...

olá, já enviei a minha receita por e-mail, mas também gostava de saber o que é preciso para o meu blog constar nesta lista de blogs, na faixa direita.

Betechef said...

Olá, Valentina!
O Natal se aproxima e Papai Noel deixou um mimo pra você lá blog.
Ótima escolha, vou participar.
Um beijão pra ti.

Marizé said...

Estou triste, snif, snif...
A minha receitinha não aparece!

Marizé said...

Já enviei por e-mail, mas aqui fica mais uma vez:
http://tachosdensaio.blogspot.com/2007/11/faki.html