Monday 22 October 2007

salada de feijão e atum

Pois é, esta é a minha contribuição para o rei da quinzena, o Feijão – com maiúscula sim. Fico assim meio cabreira pois tenho recebido umas contribuições fantásticas incluindo receitas doces com feijão. Adoro este aspecto do Colher de Tacho, as fronteiras das cozinhas sendo esticadas um pouquinho, as pessoas se aventurando. E também por isso fico um pouco tímida pois não estou lhes apresentando nada maravilhosamente novo, excepcional.

Espero poder me redimir com o sabor do conjunto. O segredo é aquele papo antigo: ingredientes de boa qualidade, frescos..e os ingredientes não são nada assim do outro mundo. Cebola vermelha – aquela maravilhosa cebola que por onde vivo se conhece como cebola espanhola, salsinha fresquinha e cheia de sabor, limãozinho verde (o meu favorito), o feijão cozido ‘al dente’, e o atum que deve ser de boa qualidade.

Não é ser esnobe não gente. Mas olha, depois que comecei a comprar este Ortiz (foto no fim deste post) nunca mais consegui me animar com a lata de atum do supermercado aonde vou. É diferente. É claro que não espero que você compre o Ortiz, mas procure aonde mora um atum que seja bom, de sabor especial. Você verá pelo preço que deixei na latinha do Ortiz que fotografei que o diacho é caro (£5 e pouquinho). Tenho agora a poupança só para comprar umas três latinhas do Ortiz e fazê-lo render. Mas vale a pena. Escolho a dedo quando o usar pois com este precinho nada módico não dá para extravagâncias.

Enfim, voltando à receita: uma ótima pedida é dar uma tostadinha numas fatias de pão e enxugar todo o molho que fica no prato com estas fatias. Assim você não desperdiçará nada deste simples mas delicioso prato. Bom, ainda bem que meu pai não lê o meu blog pois passar pão no prato para pegar o restinho de molho o enfartaria. Ele não sabe o que está perdendo.
Deixo aqui as quantidades que vieram aonde vi esta salada pela primeira vez. Confesso que só sigo os ingredientes. As quantidades que uso variam. Mas sei que há pessoas que precisam/gostam de quantidades exatas. Aí vai:

Se fores usar o prato como entrada acho que as quantidades abaixo servem umas 6:
½ cebola roxa grande picadinha
60 ml de suco de limão
800g de feijão cozido – usei o canellinni
250g de atum de boa qualidade
30ml de azeite de oliva de boa qualidade
Sal e pimenta do reino moída na hora
Salsinha fresca picadinha na hora

Ponha a cebola e o suco de limão numa vasilha e deixe de lado. Pegue o feijão e ponha-o numa outra vasilha, seguido do atum, separando os pedaços com um garfo. Acrescente o azeite de oliva à vasilha com a cebola e limão. Mexa bem e tempere. Derrame tudo sobre a outra vasilha com o atum, cebola e feijão. Por fim jogue a salsinha fresca, picadinha, e dê uma boa mexida. Uma boa pedida é colocar rúcula na salada também. Deixo a você decidir com quer a sua.

No comments: