Monday 22 October 2007

Sopa de feijão-frade com carne picada

Até dia 26 de Outubro de 2007, o feijão é o rei da quinzena no portal Colher de Tacho. Para participar, escolhi uma receita inspirada pelo livro americano Soup Bowl (Ed. Love Food) - uma "Bíblia" para quem como eu gosta de sopas, comprado durante as minhas férias nos Estados Unidos. O feijão-frade é uma leguminosa oriunda de Angola, o que explica a sua popularidade em todos os locais do mundo onde vivem comunidades de origem africana, como é o caso no estado de Luisiana, de onde nos chega esta sopa confortante e saborosa que constitue uma refeição completa só por si...


Receita da Elvira do blog Elvira's Bistrot.
Ingredientes para 4 pessoas
- 2 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 1 cebola grande picada finamente
- 2 dentes de alho picados finamente
- 1 pimento verde cortado em tiras finas
- 2 cenouras cortadas em rodelas finas
- 1 lata de feijão-frade (400 g)
- 1 chávena* de carne de novilho picada
- 1 colher (café) de cominhos moídos
- 1 colher (café) de malagueta em pó
- 1 colher (chá) de pimentão-doce em pó**
- 1 alho-francês (parte branca) cortado em tiras finas
- 225 g de tomates maduros picados
- 4 chávenas de caldo de carne quente
- sal & pimenta
* 1 chávena (xícara) de chá = 1 boião (pote) de iogurte
** ou 1/4 de repolho cortado em tiras finas
Preparação
Escorrer o feijão-frade, reservando o líquido. Colocar 2/3 dos feijões e o líquido no copo do liquidificador ou da varinha mágica e triturar até ficar um creme. Reservar o creme e os feijões inteiros.
Aquecer o óleo num tacho grande. Juntar a cebola e os alhos picados. Refogar por 5 minutos sem deixar queimar, mexendo com frequência. Adicionar as tiras de pimento e as rodelas de cenoura. Refogar por mais 5 minutos.
Juntar a carne picada e refogar sem parar de mexer até dourar. Polvilhar com os cominhos, a malagueta e o pimentão-doce. Envolver muito bem e cozinhar por 3 minutos.
Adicionar as tiras de alho-francês (ou de repolho), os tomates picados e o creme de feijão-frade reservado. Regar com o molho de carne quente. Temperar com sal e pimenta. Levar a ferver e baixar o lume. Cobrir com uma tampa e cozinhar por 15 minutos em lume brando.
Juntar os feijões inteiros, cobrir novamente e deixar cozinhar em lume brando por mais 5 minutos. Rectificar os temperos e servir de imediato.

1 comment:

Office Movers Anderson said...

This was a lovelyy blog post