Saturday 20 October 2007

Curry de Feijão-Fradinho com Especiarias

a minha diarista chiquééérrima, tem uma coleção perfeita de livros de receitas com dicas de boa alimentação, fotos lindas e textos legais. e lógico que eu tive que dar uma olhadinha, né? separei as receitas preferidas (só vegetarianas, claro) pra poder fazer! :D e a primeira escolhida foi esse curry, cheio de especiarias da Índia (que eu a-d-o-r-o!) e muito gostoso! nesse prato, o feijão absorve muito sabor e derrete na boca sem se desmanchar, e apesar da lista enorme de ingredientes (a maioria temperos e especiarias) é muito fácil preparar e vale muito a pena!!
E é com essa receita que eu vou estrear a minha participação no Rei da Quinzena - Feijão!

Receita da Gi do blog Coffee Coffee
Curry de Feijão-Fradinho com Especiarias

225g de feijão-fradinho, deixado de molho de um dia para o outro e escorrido
2 cebolas picadas
1 pimenta-malagueta verde ou vermelha, sem sementes e picada
2,5 cm de gengibre, descascado e ralado
2 favas de cardamomo verde
6 grãos de pimenta-do-reino preta
2,5 cm de pau de canela
6 cravos
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá de cúrcuma (açafrão-da-índia)
1 colher de chá de cominho em pó
1/4 de colher de chá de pimenta-malagueta em pó
3 colheres de sopa de coentro fresco, e mais um pouco para decorar
1 colher de chá de curry
3 colheres de sopa de suco de limão

1. Coloque o feijão em uma panela (eu fiz na panela de pressão pra ser mais rápido) com metade da cebola, a pimenta-malagueta, o gengibre, as favas de cardamomo, os grãos de pimenta, o pau de canela e os cravos. Cubra com água fria e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e ferva por cerca de 50 minutos, até que o feijão esteja macio. Escorra, reservando o caldo.


2. Aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso. Adicione o restante da cebola e o alho, e frite por 2 minutos. Junte a cúrcuma, o cominho, o coentro e a pimenta-malagueta em pó, e mexa bem. Acrescente o feijão escorrido e misture delicadamente. Adicione o coentro fresco, o curry e o suco de limão, e regue com uma quantidade do caldo que foi reservado suficiente para formar um molho. Aqueça e sirva.


Obs.: esse prato serve 4 pessoas gulosas =)
Obs.2: na 2ª etapa, junto com o alho e a cebola, eu coloquei um tempero feito por mim, tempero de família deliciosíssimo, antigo e do interiorzinho de Minas que logo, logo posto a receita aqui, ok?


Obs.3: como no dia em que fiz o curry a minha irmã tinha pegado a minha máquina fotográfica emprestada, tive que colocar a foto que estava no livro em que eu tirei a receita, e o melhor é que ficou IGUALZINHO!!
-> Os feijões fornecem de 10 a 20% das necessidades de adultos para uma série de nutrientes. Eles são ricos em fibras solúveis, as quais têm sido comprovadamente responsáveis por reduzir os níveis de colesterol e de açúcar no sangue em seres humanos, e auxiliam na prevenção do câncer de cólon.