Thursday 25 October 2007

Terrine de flocos de azuki

Receita da Bia do blog L'amour dans l'assiete.

Achei esta receita maravilhosa que até meu filho gostou, no blog da Clea e escolhi fazer com os flocos de azuki e de arroz. Não me decepcionei, simples de fazer, os flocos de leguminosas têm a vantagem de serem preparados rapidamente, e versátil pois pode-se alterar todos os ingredientes (flocos de leguminosas + flocos de cereais) e acrescentar outros sabores como outros legumes e especiarias ou ervas e mesmo frutos secos e queijos. Eu fiz só metade da receita, e usei 2 ovos pequenos, a receita inteira leva 3 ovos. O leite pode ser outro, eu usei o com amêndoas porque era o que eu tinha.

50 g de flocos de azuki
50 g de flocos de arroz
250 ml de leite de arroz com amêndoas (ou outro leite vegetal)
200 g de abobrinhas em cubos cozidas
2 ovos
2 colher de sopa rasa de queijo gruyère ralado
1 colher de cha de ervas de Provence
1 colher de sopa de pignons tostados

Misturar os flocos com o leite e deixar inchar 15 minutos.
Acrescentar todos os outros ingredientes e misturar.
Junte sal e pimenta do reino a gosto.
Colocar em formo de bolo inglês forrada com papel manteiga. Para esta quantidade eu usei uma forma de 19 cm de comprimento, era o tamanho minimo dela, tenho uma forma regulavel, vai de 19 até 30 cm, um achado e tanto...
Leve ao forno pré-aquecido 180°C por 30 minutos mais ou menos.
Deixar esfriar 10 minutos na forma antes de desenformar.
Da mais ou menos 8 fatias, e em torno de 100 Kcal cada fatia, com os ingredientes que eu usei.

No comments: