Wednesday 24 October 2007

Adzuki Bean Salad - Salada de Feijão Azuki


Receita da Cris do blog From our home to yours.

Desde que meu filho escolheu o Japão como tema de seu projeto individual na escola, a nossa casa tem passado por algumas transformações no cardápio e na rotina. Ele sempre experimenta novos sabores, mas com a comida japonesa sua reação foi diferente. Além de gostar muito, resolveu incorporar alguns hábitos. Por exemplo, ele come com hashi, assiste ao anime Naruto, estuda o glossário do seriado e já sabe várias palavras. Para que o projeto ficasse mais real, nós o levamos a um restaurante japonês e foi a glória para ele.

Para entrar no clima, escolhi o feijão azuki para a quinzena do blog Rei da Colher e dei um toque oriental criando um molho que contém saquê mirin, shoyu, missô e nirá. No embalo, fiz um English muffin bread para acompanhar e servi esta salada com pão como aperitivo para um grupo de amigos.


Para cozinhar o feijão azuki


250 de feijão azuki

2 colheres de saquê mirin

1 dente grande de alho descascado e fatiado

1 colher (sopa) de gengibre fatiado


Para o molho da salada


1 colher (sopa) de missô

2 colheres (sopa) de saquê mirin

3 colheres (sopa) de shoyu

1 colher (chá) de cominho

2 colheres (chá) de vinagre de arroz

1 lata de milho verde

1 pimentão vermelho grelhado e picado em cubos

1 cebola média picada em cubosnirá (cebolinha japonesa) ou cheiro-verde a gosto

pimenta a gosto (calabresa ou pimenta-do-reino)

folhas de manjericão fresco


1) Deixe o feijão azuki de molho na água durante a noite ou por 8 horas. Escorra a água e cozinhe na panela de pressão com 1 litro de água, saquê mirin, alho e gengibre por cerca de 20 minutos. Quando estiver no ponto, escorra o caldo e transfira para uma tigela.


2) Dilua o missô com shoyu. Acrescente ao feijão escorrido. Junte todos os outros ingredientes do molho e misture bem.


3) Deixe descansar na geladeira por cerca de duas horas antes de servir. Sirva como aperitivo em torradas, barquetes, pães fatiados, doritos etc. Fica muito bom misturado ao arroz branco.






No comments: