Saturday, 27 October 2007

Zenzai - Doce de Feijão Azuki

Receita do Vítor Hugo do blog Prato Fundo.

Ebaa! Finalmente vou poder participar do Colher de Tacho da Valentina! =D O rei da quinzena foi o feijão.

Confesso que não fui nada original ao escolher o doce de feijão (zenzai em japonês), só lembrei do coitado depois que a Nina postou os mantecal de feijão branco dela. Totalmente criativo eu, não? hahahah

Para mim sempre foi zenzai, mas uma busca no google mostrou outras variantes. Bom, a essência foi mantida, de certa forma. Ah, sim! Não leu errado não, é doce de feijão mesmo. Só que um tipo diferente de feijão, a variedade azuki (red bean). Acho que o pessoal mais vegano deve conhecer, não?

Dessa vez, eu fui mais auxiliar de cozinha. Pois os seres superiores (meus pais) que comandaram o preparo do prato, fiquei abelhando, basicamente. heheh

Grau de dificuldade: sabe cozinhar feijão? Então, tá mole, mole.

Ingredientes

1 xícara e ½ de feijão azuki
6-7 colheres de sopa de açúcar
6-7 colheres de sopa de farinha de trigo
água quanto baste

Utensílios: panela de pressão, colher.

Modo: basicamente é como cozinhar o feijão nosso de cada dia. Ou seja, tem que escolher e lavar. Feito isso deixe de molho por 10 minutos.

Transfira o feijão para a panela (de pressão) junto com a água que ficou de molho (cerca de dois dedos acima, quanto mais feijões, mais água). Cozinhe em fogo baixo, quando começar a chiar conte 20 minutos.

Após, é hora de colocar o açúcar. Tome cuidado quando for retirar a pressão da panela, okay? Então, a doçura vai depender do seu paladar. Colocamos 6 colheres de sopa de açúcar e ficou okay! Porém, ainda temos que colocar a farinha de trigo!

Com a farinha de trigo, adicione água até formar um mingau cru com ela. Fica espesso, nada líquido. Isso é um substituinte do mochi (bolinho feito de arroz), pelo que vi em outras receitas pela rede. Vá colocando aos poucos para formar pequenos grumos. Deixe cozinhar, quando estiver prontos eles sobem na superfície. Essa bolinhas de farinha tiram um pouco do açúcar, então, volte a provar novamente.

Essa receita foi passada aos meus pais pela minha ba-chan (avó) que já se encontra no mundo encantado de mokona-sama. :)

2 comments:

Takashi said...

Legal Victor.
Eu conheço como shiruko...

Mas o importante é que o prato é muito bom!

Abraços,
Takashi

Takashi said...

Legal Victor.
Eu conheço como shiruko...

Mas o importante é que o prato é muito bom!

Abraços,
Takashi