Monday 22 October 2007

Pudim de Feijão Branco

Receita do João Pedro do blog Ardeu a Padaria.
Andei a vasculhar ,um caderno de receitas antigas e encontrei este pudim de feijão. Por ser coisa que nunca provei, fiquei curioso e no fim-de-semana tratei do assunto.
Demolhei e cozi quase meio quilo de feijão branco, mas não o usei todo, pois precisava apenas de 250g de polme de feijão. Penso que o normal seria usar o passe-vite para tratar deste assunto, mas eu não tenho um e por isso pelei o feijão à mão e depois esmaguei com um garfo. Demorou um pouco mas resultou. Fiz uma calda de açúcar com 500g de açúcar e 3dl de água, que foram a ferver até obter ponto de fio, nessa calda e fora do lume, juntei o polme de feijão. Voltou para o bico do fogão, para engrossar um pouco. Quando senti a pasta a engrossar, apaguei o lume e fui beber um café enquanto aquilo arrefecia um pouco.
Quando voltei do café, retomei os trabalhos do pudim. Bati 5 ovos inteiros mais 3 gemas, que juntei ao polme adocicado e morno. Juntei também 60g de manteiga, raspa de meio limão e uma colher de chá com canela. Bati um pouco para misturar tudo bem e desfazer a manteiga.
Esta mistura foi ao forno, numa forma de pudim caramelizada, durante 35 ou 40 minutos a 180º.
Depois foi desenformar, arrefecer e , no dia seguinte, comer. Já foi (a)provado por 5 pessoas, que ficaram admiradas quando lhes disse que era um pudim de feijão branco. Gostei muito do sabor e da textura macia.

1 comment:

Anonymous said...

Muito bom J+a esperimentei mas não pus tantos ovos 4 apenasm e uma cilher de sopa de rafinha. Foi um êxito total e tenho de repetir
Obrigada
Lucy