Monday 30 June 2008

Cuca de morangos

Já contei aqui que cresci em uma cidade de colonização alemã, e lá não come-se simplesmente bem, lá come-se divinamente bem.Pois lá em Santa Cruz é possível comprar cucas em supermercados, padarias, armazéns e por aí vai. Quando saí de casa pra estudar, achei que continuaria encontrando as deliciosas cucas por todos lados, só que eu só encontrava uns bolos altos, cuja massa era bem parecida, mas o resto não tinha comparação.Eis que eu descubro que minha sogra, além de fazer filhos lindos e talentosos, sabia fazer também a tradicional cuca alemã, que lá em Santa Cruz é comida com linguiça. As coberturas mais comuns são de laranja, açúcar, uva e côco, mas eu quis dar uma inventada e cá está minha contribuição para o Colher de Tacho:

Receita da Talula do blog Pra Ver e Comer.

Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 150g de manteiga
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de fermento
Farofa:
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de manteiga

Cobertura:

  • 3 xícaras de morangos
  • 1 xícara de açúcar
  • 5 colheres de sopa de água

Preparo:

Bata as gemas com o açúcar e a manteiga até dobrar de volume. Acrescente, alternadamente a farinha e o leite. À parte, bata as claras em neve, junte à mistura anterior e acrescente, por último, o fermento. Coloque em fôrma untada e enfarinhada.

Misture bem o açúcar, a farinha e a manteiga, até obter uma farofa. Cubra a massa.

E, pro final, leve ao fogo duas xícaras de morangos picados, a água e o açúcar, até desmanchar. Use os morangos restantes para decorar.Asse por aproximadamente 40 minutos.

E se te apetecer, acompanhe com linguiça. Pra maioria das pessoas soa estranho, mas é a tradição e eu confesso que adoro!

No comments: