Saturday 28 June 2008

Rocambole de Morango

Receita da Claudia Lima do blog Magia na Cozinha
Esta é minha primeira participação no Rei da Quinzena do Colher de Tacho. Fiquei super feliz ao ver que o morango, minha fruta favorita, foi escolhido desta vez. Muito apropriado, já que estamos na estação dos morangos e temos ao nosso dispor tantas receitas deliciosas.Eu sempre tive o hábito de comer morangos ao natural, no máximo com um chantilly ou creme de leite por cima. Mas agora tenho tido o interesse de pesquisar outras formas criativas de utilizá-lo.

Eu sempre quiz fazer rocambole, mas sempre tive medo porque achava que não iria acertar. Resolvi encarar e tentar. Fiz e foi uma das experiências mais agradáveis que já tive na cozinha!

Tudo deu certo: Desde a escolha da receita para a massa e recheio, até a confecção e degustação, a melhor parte. A massa ficou fofissíma e o recheio um deleite. Fiz questão de fugir um pouco do esquema tradicional de se utilizar geléia como recheio e não me arrependi.

Para a massa utilizei a sugestão do livro Receitas Práticas com Morango de Cyanéa T. de Freitas da Editora Melhoramentos, que ganhei de presente da minha mãe há algum tempo. Para o receheio usei uma sugestão da revista americana Woman's Day.
Como somos só duas pessoas em casa o rocambole só durou dois dias e no segundo dia estava ainda mais gostoso e úmido. Mal acabou e meu marido já queria que eu fizesse outro. Em seguida terei que repetir a dose!



Ingredientes:

Massa:

6 ovos separados

6 colheres sopa de açúcar

6 colheres sopa de farinha de trigo peneiradas

1 pitada de sal (adicionei por conta às claras)

Açúcar de confeiteiro para polvilhar


Modo de Preparar:

1) Pre-aquecer o forno a 180ºC (350ºF).

2) Bater as claras em neve com uma 1 pitada de sal. Reservar.
3) Bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa e esbranquiçada. Adicionar as claras em neve, misturando delicadamente.4) Adicionar a farinha de trigo, misturando delicadamente sem bater.
5) Colocar a massa numa assadeira retangular de 25 X 35 cm (usei uma de 44 X 28,4 cm) bem untada com manteiga e forrada com papel vegetal também untado com manteiga.
6) Levar para assar até que a massa fique levemente dourada (para mim levou 12 minutos).
7) Retirar o massa do forno e desenformar sobre um pano de pratos polvilhado com açúcar. Remover delicadamente o papel vegetal. Espalhar uniformemente o recheio sobre a massa, deixando uma pequena borda de cada lado. Enrolar a massa firme e delicadamente com a ajuda do próprio pano de pratos. Deixar a extremidade voltada para baixo. Aparar com uma faca as extremidades do rocambole. Colocar o rocambole num prato de serviço e polvilhar com açúcar de confeiteiro. Manter refrigerado.
Recheio de Morango:

Ingredientes:
1 xícara de heavy whipping cream OU creme de leite sem soro
1/4 xícara (4 colheres sopa) de açúcar
180g de morangos frescos, sendo a metade picado grosseiramente


Modo de Preparar:
Bater na batedeira, em velocidade alta, o creme, o açúcar e os morangos inteiros até formar um creme. Fora da batedeira, acrescentar o restante dos morangos e misturar sem bater. Utilizar.
Notas:
Passei as gemas por uma peneira para evitar um cheiro forte de ovos na massa.
O morango pode ser substituído por outras frutas a gosto.
Refrigerei o rocambole um pouco antes de ser servido para assentar o receheio.
O rocambole depois de pronto pode ser colocado dentro de um cano plástico, limpo e apenas utilizado para este fim, a fim de que fique perfeitamente redondo na hora de ser servido. Esta é uma dica da querida Nana do Manga com Pimenta.

2 comments:

Anonymous said...

Querida Claudia,

Voce salvou o meu dia! Moro nos EUA e estamos em tempos de grande producao de morangos. Meu marido traz caixas e caixas de morangos para casa e eu queria fazer alguma coisa diferente.
Muito obrigada pela receita e dicas. Ficou mesmo muito bom!
Um abraco,
Rachel Romao(Charlotte,USA)

Flores a domicilio said...

Oi, esperimentei essa receita e saiu-me muito bom, pena nao ter usado morangos frescos ( os de conserva). Valeu a pena porque ficou gostoso!!!!