Saturday 18 August 2007

Espinafres e mais Espinafres

Receita do Cravo da India do blog Cravo da India.

Tudo começou com a preparação de uma coisa ultra-mega-super-elaborada-que-teria-muito-mas-mesmo-muito-bom-aspecto não fosse eu começar a sentir-me intimidado com o cenário de uma família faminta três horas à espera do jantar! Plano abortado, pois, em pleno andamento.

O plano B resultou num bacalhau confitado com cebola e aromatizado com hortelã, ao qual – depois de desfiado – juntei cogumelos e espinafres salteados. Foi servido sobre fatias de pão torrado, regado com o azeite aromatizado que cozinhou o bacalhau e salpicado com salsa. E soube-nos bem.
Como ainda sobraram espinafres fiz uma salada que, no dia seguinte, acompanhou um frango assado no forno com alho, aniz e pimentas. A salada ligou-se muito bem ao frango porque o doce aroma do aniz, casa na perfeição com o funcho. Bem, a salada teve folhas de espinafre cruas, pedaços de pão torrado, um bolbo de funcho, bacon e uma malagueta salteados (a malagueta foi salteada à parte, porque eu ainda não domino suficientemente o picante, e não quis arriscar um funcho verdadeiramente em brasa!). Tudo salpimentado a gosto, claro. Foi regada com uma emulsão que continha sumo de uma laranja, um pouco de molho de soja, vinagre de vinho branco, óleo de gergelim e um pouco de açúcar mascavado. Confesso que não consigo precisar as quantidades do tempero porque fui juntando e provando a gosto. O resultado foi uma salada de sabor quente mas, na minha opinião muito equilibrada.

No comments: