Thursday 30 August 2007

Guacamole

Receita da Cláudia do blog Doces Encontros

Aqui no Brasil, culturalmente, comemos o abacate amassadinho com açúcar e limão. Lembro-me do meu avô materno, que tinha uma chácara e sempre trazia frutas de lá. Na casa de minha avó sempre tinha abacate. Lembro-me deles se deliciando, comendo na própria casca. Eu gostava batido no liquidificador com leite, açúcar sem limão.
Tempos depois, vi que em outros países, o abacate era muito comum em saladas, com sal e limão. Resolvi experimentar numa bela salada de alface com abacate cortado em canoas e sal e limão. Desse dia em diante, eu adoro abacate, seja doce ou salgado ou apimentadinho como o guacamole.

Eu faço assim:

1 abacate maduro, mas não muito mole. (no ponto, macio e verde por dentro)
1 cebola pequena picadinha
1 tomate picadinho sem as sementes
2 colheres (chá) de coentro (uso o seco), mas pode usar o fresco também
1 /2 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de suco de limão fresco
2 colheres (sopa) de salsinha fresca (opcional, mais brasileiro)
Sal e pimenta vermelha (dedo de moça, malagueta) ou jalapenho a gosto
Amasse o abacate com o garfo deixando-o cremoso mas com alguns pedacinhos e misture todos os ingredientes restantes. Coloque numa cumbuca e sirva com dippas, pães, torradinhas. O que quiser. Fica ótimo também em sanduíches com folhas e tomate, no lugar da maionese.

No comments: