Saturday 18 August 2007

Gratinado de espinafre e peixe

Ainda do livro de culinária japonesa. Já tinha visto e feito uma receita parecida antes, mas esta é bem mais leve devido às adaptações que os japoneses gostam de fazer nas receitas ocidentais. Com ela, participo desta edição do Rei da Quinzena do Colher de Tacho.

Gratinado de espinafre e peixe

400g de espinafre
300g de batatas

2 filés de bacalhau fresco (ou outro peixe de carne branca, usei 4 filés de pescada médios)
queijo ralado

Tempero do peixe
1 c sopa de vinho branco
meia cebola picada
meia cenoura em rodelas
um pouco de salsinha picada

1 folha de louro

1/2 c sopa de vinagre

1/4 x de água
sal e pimenta

Molho branco

2,5 c sopa de manteiga

4 c sopa de farinha

3 x de leite
1 x de caldo de frango ou legumes


Cozinhe as batatas em água, descasque, corte em fatias e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.
Lave bem o espinafre e coloque em uma panela, tampe e leve ao fogo para abafar um pouco, desligue quando ele tiver murchado. Deixe esfriar, esprema o espinafre um pouco para retirar o excesso de líquido e corte em pedaços. Tempere com um pouco de pimenta do reino e reserve.
Unte uma panela grande com um pouco de manteiga e forre com os filés de peixe. Adicione o vinho branco e reserve.
Em outra panela, leve o restante dos ingredientes do tempero do peixe para ferver. Depois que levantar fervura, adicione à panela com o peixe, coloque em fogo baixo, tampada e espere o peixe cozinhar. Depois de cozido retire o excesso de líquido e a folha de louro e desfaça um pouco o peixe retirando as espinhas. Reserve.
Faça o molho branco derretendo a manteiga em uma panela, adicione a farinha e mexa. Adicione o caldo de frango ou legumes e o leite quentes aos poucos, mexendo sempre, evitando a formação de grumos. Corrija o tempero e empregue.

Montagem: faça camadas de espinafre, batata, peixe e molho branco, termine polvilhando o queijo ralado. Leve para gratinar e sirva com arroz branco.



No comments: