Saturday 18 August 2007

Quiche de Espinafre e Cogumelos

Receita da Agdah do blog Agda.

Eu já vinha namorando com essa receita e quando o Rei da Quinzena foi anunciado, "caiu a sopa no mel", como diz meu pai. A base de espinafre, diferente das tradicionais, é bem simples, fácil e constitui uma alternativa mais saudável para variar um pouco.

Achei que o sal pode ser aumentado e vou até adicionar queijo ralado bem sequinho à massa da próxima vez, talvez parmesão para não comprometer a "crocância". Na minha versão, substitui parte do iogurte por queijo de cabra pois queria o recheio bem cremoso. Em vez de salsinha, adicionei folhas de espinafre fresco, o equilíbrio foi perfeito.

Quiche de Espinafre e Cogumelos

Base
350 g de espinafre fresco picado (Usei 250 g do congelado, espremido)
3 colheres (sopa) de manteiga (usei 2 de azeite de oliva)
¾ xícara (chá) de farinha de trigo
¾ xícara (chá) de germe de trigo
¼ colher (chá) de sal
Pitadinha de noz-moscada

Recheio
1 colher (sopa) de manteiga (usei azeite de oliva)
3 dentes de alho amassados e picados (adição minha)
1 cebola picada (da próxima vez vou fatiar)
½ colher (chá) de sal
350 g de cogumelos em fatias
2 colheres (sopa) de suco de limão (não usei)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo (só usei 2 1/2)
1 ovo em temperatura ambiente
½ xícara (chá) de iogurte natural espesso, escorrido e em temperatura ambiente
¼ xícara (chá) de queijo de cabra (minha inserção)
Pimenta-do-reino a gosto
½ xícara (chá) de queijo cheddar ralado (usei parmesão e Gruyère)
¼ xícara (chá) de salsa fresca picada (usei folhas de espinafre fresco)
Queijo e páprica para polvilhar

Aqueça a manteiga ou azeite doce e refogue o espinafre até murchar se estiver usando o fresco e até aquecer se usar o congelado. Acrescente aos outros ingredientes da base e mexa inicialmente com um garfo e depois com as mãos até formar uma massa ligada mas meio quebradiça. Se necessário, acrescente um pouquinho mais de azeite doce ou molhe as mãos em água fria e vá umedecendo a massa até ligar. Unte uma forma rasa de 23 cm e forre com a massa. Leve ao forno preaquecido a 180º e asse de 15 a 30 minutos. Eu deixei ficar bem coradinha.

Enquanto isso, prepare o recheio. Refogue o alho e a cebolas por 5-8 minutos no azeite doce ou manteiga. Junte os cogumelos e suco de limão (se preferir usar). Cubra e deixe cozinhar em fogo médio por mais 5-8 minutos. Polvilhe a farinha de trigo e mexa cuidadosamente sem parar até incorporar (eu prefiro diminuir o fogo nessa hora para não grudar). Tire do fogo e deixe esfriar um pouquinho. Bata levemente o ovo, a pimenta-do-reino, queijo ralado, queijo de cabra, iogurte, salsa (ou espinafre) e sal. Misture aos cogumelos. Coloque tudo na base e finalize com queijo e páprica. Asse a 180 º por 30 - 50 minutos , até ficar a gosto.

No comments: