Thursday 30 August 2007

Rei Verde II

Receita da Laila do blog Comidinhas do Bem.

adoro os desafios propostos pela Valentina, sempre fico matutando o que fazer, mas dessa vez foi o acaso que trouxe a ideia, estava comprando uns prodda utos naturebas, quando avistei um pacotinho de farinha de centeio, a luzinha acendou e blummm: Pão de abacate com centeio.

Hoje inspiradíssima(leia-se explodindo de felicidade, pq consegui arrumar a câmera), fui a tarde pra cozinha, desprovida de receitas, hiper confiante de que me pão fosse dar certo, afinal prestava tanta atenção às aulas de panificação que alguma coisa tinha que ter aprendido. Ansiosa aguardei o pão crescer em dois estágio, aguarde assar bem, mas não resisti e roubei um quentinho, tirei uma lasca de manteiga e deliciei, na beira do fogão.

Ficou bem fofinho, só não criou crostinha como eu queria, a receita é tamanho família, o sabor do abacate é perceptível, mas nada escandaloso, elegante emprega sua cor saudável e o perfume, ah esse sim denuncia a base do pão, o coadjuvante garante a textura delicada e alivia a consciencia, você está comendo pão, mas é de centeio!
Então vamos ao dito cujo:

Pão de abacate com centeio
10 filhotinhos de 65 grs + 1 mãe de 500 grs

300 grs de polpa de abacate(usei um pequeninho e dei essa quantia)
suco de 1 limão(usei do caipira)
350 grs de farinha de trigo170 grs de farinha de centeio, fina
40 grs de açúcar mascavo
10 grs de sal
10 grs de fermento biológico instantâneo
2 colh de sopa de azeite de oliva
raspinhas de limão(coloquei de 1 inteiro e achei forte, colocaria um pouco menos na próxima vez)
70 ml de água
farinha de centeio para trabalhar a massa, coisa pouca, 1 punhadinho.
Amasse a polpa de abacate e misture ao suco de limão, reserve.
Peneire junto todos os secos, se estiver empolgadíssima repita o peneirar por mais 1 ou 2 vezes.
Faça uma cavidade central ao monte de secos e coloque o azeite e a polpa de abacate(se quiser trabalhe com o gancho de pão da batedeira). Mexa bem para incorporar a polpa aos secos.
Agora aos poucos coloque a água e continue trabalhando a massa, que ficará um pouco grudenta, mas conforme for sovando ela vai melhorar.
Trabalhe por uns 5 minutinhos a massa numa superficie enfarinhada com centeio. Faça uma bola com a massa e unte-a com azeite, isso evitará a formação de crostas na sua linda massa.



Cubra-a com um pano, e coloque no forno, na parte


inferior do forno coloque uma assadeira com água quente,


isso ajudará a crescer.
Depois de 1 hora, ela estará inchadona, levinha, levinha.

Agora divida a massa para moldar os pães, eu fiz 10 bolinhas e coloque em assadeiras de muffins untadas e um grandão, também posto numa assadeira untada. Borrife água sobre a massa, pouquinha, e deixe crescer novamente, até dobrar de tamanho.

Aqueça o forno a 290º por 10 minutos, enquanto o forno atinge a temperatura faça cortes com uma
faca de leve sobre a superficie, jogue um pouquinho
de farinha e leve a assar.
Os meus petiticos demoraram 25 minutos
pra assar e o grande 30.


Omiti o fato de ser feito com abacate(o povo aqui não curte muito) e eles acreditaram sre só de centeio com limão, comeram um montão, ou ver como o pão se comporta amanhã, se ficar duro ou algo assim eu aviso! bjos

No comments: