Sunday, 26 August 2007

O Rei Abacate


Rei abacate

Estamos na nova quinzena. Como na quinzena anterior, ao final desta você terá uma semana para votar na receita favorita, levando em conta o aspecto inusitado da receita.

Escolhi o abacate porque acho que é um ingrediente pouco explorado nas nossas cozinhas. Você sabia que ele é nativo da América Central,não sabe? Lá se encontram 500 variedades, no Brasil só 50.

Vou colocar aqui uma lista de ‘verdades’ sobre o abacate para lhe tentar a começar a usá-lo mais no dia-a-dia:


a)Apesar de rico em gordura vegetal, principalmente a do tipo monoinsaturada ( a mesma do azeite de oliva). Não possui colasterol e contém vitaminas A, B1,B2, niacina, ácido fólico, ferro, cálcio e é uma excelente fonte de fibras. ele não ataca o fígado, eliminando a sensação de peso no estômago.
b)O abacate contém muito Fósforo, que ajuda na formação dos ossos e dentes e evita a fadiga mental.
c)Como remédio, o abacate tem grande utilidade. O caroço moído e queimado, e misturado ao leite, resolve problemas renais, desinterias e doenças do aparelho reprodutor feminino (corrimentos).
d)Suas folhas, tomadas sob a forma de chá, são altamente digestivas, estimulantes e normalizam irregularidades, como a menstruação. O chá combate também infecções da garganta, elimina a rouquidão e a tosse. Bom também é mastigar as folhas de abacate frescas para curar afecções da boca, estomatites, ânsias, além de fortificar as gengivas e os dentes.
e)Na cozinha, o abacate mostra-se muito versátil. Dá uma salada de excelente aparência quando cortado em cubos e misturado a rodelas de ovos cozidos, cebola, temperado com sal, vinagre e pimenta do reino. Pode ainda se transformar em sorvete, bastando para isso batê-lo no liquidificador com suco de limão, açúcar e leite e levá-lo ao congelador em forminhas.
f)Importante é saber que ele se conserva na geladeira por 2 a 4 semanas, quando de boa qualidade. Para congelar, retire a polpa e amasse com bastante suco de limão. Em seguida, coloque-a num recipiente, tampe e leve ao congelador por até 4 semanas.

1 comment:

Elvira said...

A minha receita encontra-se aqui:

http://elvirabistrot.blogspot.com/2007/09/sanduche-colorido.html

Beijinhos.