Monday 2 April 2007

Pilaf Primavera de Quinoa


Para o rei da quinzena da vez do Colher de Tacho, a quinoa, escolhi esta receita deste site. Foi difícil escolher uma receita já que existem muitas opções só de se "googlar". O que me atraiu de imediato nesta receita foi que a autora disse que é perfeita para quem nunca comeu quinoa. EU!!!! rsss
Aqui pode ser encontrada em qualquer loja de produtos brasileiros na seção de artigos peruanos. Em mercados japoneses, só vi no Jusco. O pilaf ficou bem saboroso por conta dos vários legumes da estação, mas a quinoa sozinha pareceu-me sem nenhum sabor. Tem uma textura bastante diferente do arroz, é leve e não pesa nada no estômago. Uma única coisa nos incomodou, não sei se é comum em qualquer quinoa ou se a qualidade que compramos não é das melhores, mas enquanto mastigávamos encontramos algumas "pedrinhas". É normal? Na hora da lavagem, será que existe uma forma certa? Na receita dizia apenas para enxaguar numa peneira.Além disso, o que eu faria diferente da próxima vez seria cozinhar as ervilhas à parte e adicionar somente depois da quinoa cozida. Elas ficaram muito moles e com a cor desbotada. Vou passar a maneira como fiz usando a panela elétrica de arroz, mas você pode tranquilamente preparar no fogão com panela comum como a receita original.
Pilaf Primavera de Quinoa
* xícara de 200ml
2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
1 cenoura grande picada em cubinhos
1 pimentão vermelho médio picado em cubinhos
1 xícara de ervilhas frescas ou congeladas
2 xícaras de quinoa lavadas e escorridas
4 xícaras de caldo de legumes (usei água mais 4 colheres de chá de consomé granulado)
sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
4 aspargos picados transversalmente
1 latinha de milho verde escorrido
coentro a gosto
Aqueça o azeite numa frigideira e refogue o alho e a cebola. Deixe até a cebola ficar transparente. Junte as cenouras e o pimentão. Refogue mais um pouco e tempere levemente com sal e pimenta. Tire do fogo e espere amornar
Coloque a quinoa lavada e escorrida na panela de arroz e adicione o caldo de legumes. Despeje o refogado de cenoura por cima e feche a panela. Não é necessário misturar. Deixe cozinhando no modo normal de arroz branco.Depois de pronto, espere mais 10 minutos antes de misturar. Enquanto isso, faça um refogado com os aspargos e o milho numa frigideira com a manteiga.
Junte as ervilhas frescas e cozidas levemente e tempere com sal e pimenta.Junte o refogado ao pilaf e misture tudo. Sirva com coentro picado.

No comments: