Monday 2 April 2007

Quinoa - duas receitas rápidas

A quinoa foi uma boa descoberta. Não só o sabor me agradou, como – fiquei a saber – é um alimento bastante rico. Cozinha-se tal como o arroz, com o dobro da quantidade da água. E, tal como o arroz, pareceu-me bastante versátil.

Usei-a de duas formas: com espinafres e tomate seco; e numa salada com bacalhau. Deixo apenas duas ou três notas notas em relação às receitas.
Para mim, o sabor do tomate seco é muito forte, pelo que pode ser interessante demolhá-lo brevemente. Na salada de bacalhau – que pode ser comida quente, morna ou fria – a curgete é dispensável (não acrescenta nada de muito interessante à mistura) e o bacalhau resulta melhor se for em lascas não muito pequenas. Os alimentos que se juntam à cebola refogada cozinham muito brevemente.

Para a primeira receita: quinoa, espinafres, tomate seco, cebola, azeite e sal.
Refogar uma cebola em azeite; quando ela estiver mole juntar o tomate seco e depois os espinafres, que pouco tempo precisam de estar ao lume. Depois juntar a quinoa que está previamente cozinhada e agitar duas ou três vezes durante um minuto.

Para a segunda receita: bacalhau demolhado desfiado, aipo, nozes, couve roxa, curgete, cebola, alho, azeite e sal. Refogar a cebola e o alho em azeite e juntar o bacalhau desfiado. Reservar um pouco, juntar o aipo cortado, reservar mais um pouco e juntar a curgete. No final, juntar a quinoa previamente cozida, remexer e juntar as nozes e a couve roxa.

No comments: