Thursday 19 April 2007

Vinagrete de gengibre

Gengibre: uma raiz de origem asiática de sabor picante, apreciada no mundo todo como condimento e apresenta também propriedades medicinais. Seu uso no quentão é o mais difundido entre nós, além dos chás que nossas avós preparavam contra a gripe e para estimular a digestão. Eu geralmente utilizo o gengibre em pó para temperar frutos do mar e carnes, legumes e pratos orientais, além de bolos, biscoitos ou combinado com outras especiarias, como cravo e canela. Esta receita eu adaptei da revista Real Simple de março e abril.

Vinagrete de Gengibre
1/2 xícara de azeite de oliva extra-virgem
3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 pitada de sal

Misture tudo. Utilize para temperar saladas, marinar frutos do mar e em pratos orientais, especialmente legumes.

Salada de pepinos: descasque os pepinos e com o auxílio de um fatiador de legumes, retire lâminas finas no sentido do comprimento. Acrescente rabanete fatiado ou ralado, cebolinha, pimenta-do-reino e tempere com o vinagrete de gengibre.

Salada rápida: alface, cenoura ralada, tomate-cereja, agrião e panko. Deixe a alface, o agrião e o tomate de molho em solução de hipoclorito de sódio (higieniza e duram mais na geladeira). Escorra, acrescente cenoura ralada, panko e vinagrete de gengibre.