Wednesday 12 September 2007

Abacate-Philadelphia-Sésamo

Esta receita é do João Pedro do blog Ardeu a Padaria.

Para mim e para a maioria das pessoas abacate é guacamole. O máximo que se pode fazer por um abacate é isso, mas essa ideia ao mesmo tempo parece injusta. Ao contrário de outros, eu adoro abacate, olho para eles e apetecem-me, a untuosidade que têm quando maduros, o sabor suave que brilha ao lado de sabores fortes e mesmo picantes, a forma como se harmonizam com o camarão, a sua memória de nozes de outros planetas …

Por tudo isto queria fazer qualquer coisa especial. Tentei o sushi de abacate e pepino, o ura-maki, com o arroz por fora, e passado por caju moído. Ficou bom de sabor mas mal enrolado. Fiz outro sushi com abacate, queijo fresco e coentros picados, este já com a alga do lado de fora. Também ficou bom mas sofreu do mesmo problema ao enrolar. Fiz uma tempura de abacate que ficou super, mas era apenas isso, tempura.

Dias depois a passar os olhos por blogs vi no papilles et pupilles, umas uvas, envoltas em creme de queijo fresco e cobertas com sementes de papoila. Foi aí que fui “roubar” a ideia, e o mais que fiz foi usar o abacate no lugar das uvas.

Descasquei o abacate e cobri-o com queijo Philadelphia. Levei ao frio para consolidar e depois colei umas sementes de sésamo preto (que antes tostara) no queijo. Cortei em fatias e comi. Fiquei contente com os sabores, o queijo combina bem com o abacate, mas é complicado dar “aquilo” um aspecto decente…


No comments: