Saturday 8 September 2007

Sorvete chinês de abacate e limão

Receita da Sheila do blog Entre Erros e Acertos.

Essa é a minha 1ª participação no evento Rei da Quinzena, e confesso que adorei o ingrediente da vez!

Quando vi o Rei Abacate ali, tão convidativo, lembrei na hora de um livro com receitas chinesas que tenho em casa e sempre uso porque tem dicas ótimas. E o melhor, tem a receita perfeita para esta quinzena!


Corri comprar o abacate e me aventurei nessa delícia. Na boa, é uma delícia mesmo! Ainda mais nesse calor que tá fazendo aqui em Campinas, foi uma ótima idéia para refrescar nossa noite!

Ingredientes:

4 gemas de ovo
300ml de creme de leite fresco
1/2 xícara de açúcar
2 abacates maduros
Suco e casca ralada de 1 limão
4 claras batidas em neve

Modo de fazer:


Bata as gemas de ovo em um recipiente refratário. Aqueça o creme numa panela juntamente com o açúcar, mexendo até que fique totalmente dissolvido.

Assim que o creme ferver e subir até a borda, tire do fogo e acrescente as gemas batidas (aos poucos e mexendo sempre) a uma boa altura acima da panela, formando um fio, isso evita que o creme talhe. Deixe esfriar e mexa de vez em quando. Depois de frio, leve a geladeira.

Amasse a polpa dos abacates e junte ao creme gelado batendo bem. Junte a casca e o suco do limão. Coloque tudo num recipiente raso e leve ao freezer até que esteja parcialmente congelado. Retire do freezer e mexa bem, repetindo esta operação por duas/três vezes a fim de evitar a formação de grandes cristais de gelo.

Por ultimo, bata as claras em neve e adicione à mistura do sorvete e leve ao freezer para congelar completamente.

Eu servi com mel e castanha de caju moída. Ficou 10!

No comments: