Sunday 23 September 2007

Homus bi Tahine

Receita da Cinara do blog Cinara's Place.

Desta vez, como o Rei da Quinzena do Colher de Tacho é o grão-de-bico, consegui fazer uma receita especialmente para participar: Homus bi Tahine, ou pasta de grão-de-bico com pasta de gergelim, um prato árabe que não pode faltar aqui em casa. É muito fácil de fazer e pode ser servido com torradas ou pão sírio, como um patê mesmo, ou acompanhando outros pratos árabes. Para mim, a combinação perfeita é esta: quibe cru, tabule, coalhada seca e muito homus!


Homus bi Tahine
500g de grão-de-bico
Suco de 2 limões médios
2 colheres (sobremesa) de sal
5 dentes de alho socados
6 colheres (sopa) de Tahine


o grão-de-bico de molho durante 8 horas. Cozinhe na panela de pressão por 20 minutos, deixando bem macio. Escorra a água, reservando-a. Bata no processador os grãos, o suco de limão, alho e parte da água reservada, até virar um purê. Acrescente o sal e o Tahine e processe novamente. Se ficar muito denso, acrescente mais água do cozimento ou água fria comum e volte a processar. Passe para o recipiente que vai servir. Sirva frio, regado com azeite.


Observações:


* As receitas tradicionais árabes orientam que a pele do grão-de-bico seja removida. Eu já fiz com pele e sem pele, e sinceramente não vi diferença alguma...


* Sem dúvida, o homus feito com o grão-de-bico cozido na hora fica muito mais saboroso, mas existem grãos enlatados que quebram bem o galho quando se está com pressa. Eu sempre uso o grão-de-bico em lata quando quero fazer uma porção pequena!


* Hoje existem várias marcas de tahine no mercado. Eu sempre usei esta marca, e recomendo: