Friday 28 September 2007

Tarte de Grão Deliciosa

Receita da Smas do blog Experiências na Cozinha.



Quando vi que o Rei da Quinzena da Colher de Tacho era o grão fiquei logo com vontade de participar, mas com a falta de tempo que tenho tido a única coisa que me ocorria era Bacalhau com Grão que já publiquei anteriormente.Ao mesmo tempo queria uma receita doce, versão menos conhecida do grão.Em Portugal há os pastéis de feijão e as azevias de grão de que eu tanto gosto mas não estava com tempo para fazer as azevias que dão um pouco de trabalho...Resolvi fazer uma pesquisa na net e encontrei esta Tarte de grão (deliciosa) publicada pela Ana Raquel no site Petiscos.Decidi que era o ideal para o Rei da Quinzena e devo dizer que a tarte é facílima de fazer e muito boa! Aprovada por mim e pelas minhas "cobaias" de serviço, a minha colega Isabel e o meu colega Alberto!

Ingredientes:


300g massa folhada (usei uma embalagem de massa folhada pronta, não sei o peso...)

250 g açúcar (usei 240 g)

1 lata de grão (ela usa compal, também usei mas fiquei com dúvidas quanto à quantidade que não é mencionada e decidi usar a lata grande, peso escorrido 545 g, mas tinha retirado 6 c.sopa para a Ratatouille)

25g farinha

20 g manteiga (uma colher de sopa)

2 ovos

2 gemas

raspa de limão (usei 1 limão)

canela (a gosto) (usei 1 c.chá bem cheia)

açucar em pó para polvilhar

Modo de preparação:Unte a forma com margarina e forre com a massa folhada.Pique a massa folhada com um garfo e reserve.

Prepare o recheio.Ponha o açucar, a farinha, o grão, os ovos, as gemas, a manteiga, a raspa de limão e a canela em pó no liquidificador. Triture tudo até obter um creme.Deitar o recheio sobre a massa folhada.

Polvilhar com açucar em pó (antes ou depois de ir ao forno)

Leve ao forno aquecido a 170º durante 30 minutos. (eu deixei 45 minutos).

No comments: