Friday 28 September 2007

Roasted Red Pepper Hummus - Homus com Pimentão Vermelho Grelhado

Receita da Cristina do blog From our home to yours.

Homus é um patê feito com grão-de-bico e tahini (pasta de gergelim) que tomamos emprestado de países do oriente médio. Há muito tempo que esta receita está na minha lista de espera, só que moro perto de um restaurante árabe com drive-thru... Quer coisa mais fácil do que fazer o pedido de dentro de um carro? Portanto, desta vez me programei, fui ao supermercado, comprei grão-de-bico, deixei de molho e cozinhei na panela de pressão. Juntei duas receitas, uma que a Patrícia publicou há um tempo e outra do blog The Budding Cook, pois fiquei encantada com a cor que o pimentão deu à pasta.

Homus com pimentão vermelho grelhado

400g de grão de bico cozido e escorrido (para isto, cozinhe cerca de 200 g ou use enlatado)
2 pimentões vermelhos grelhados (ou use páprica em pó)
3 colheres (sopa) de tahine
3 colheres (sopa) de suco de limão tahiti
1 colher (chá) de cominho em pó
2 dentes de alho (assei antes por 1 minuto no microondas)
2 colheres (sopa) de azeite de olivasal a gosto

1) Se usar o grão-de-bico cru, deixe-o de molho por no mínimo 3 horas. Cozinhe na panela de pressão por cerca de 30 a 45 minutos, ou até ficar macio.

2) Em um processador, coloque os grãos-de-bico, os pimentões, o tahine, o suco de limão, o cominho, o alho, o sal e a pimenta e processe até obter uma pasta homogênea. Com o motor ligado, adicione o azeite aos poucos e bata até uniformizar a mistura. Decore com folhas de hortelã e cebolinha.

3) Sirva com pão sírio (pita), quibe, legumes crus e outros pratos típicos árabes.


Como grelhar o pimentão- Espete o pimentão com um garfo (usei
um
pegador de azeitonas longo) e coloque diretamente sobre a chama do
fogão, virando-o até tostar e queimar a casca. Embale em saco plástico grosso, tipo ziploc, papel alumínio ou manteiga e deixe fechado por alguns minutos para que o vapor solte a casca. Depois é só raspar com uma faquinha que ela sai facilmente. Lave e enxugue antes de aplicar na receita.


No comments: