Thursday 20 September 2007

Couscous vegetariano

Receita da Elvira do blog Elvira's Bistrot.

O grão de bico é o rei da quinzena no portal Colher de Tacho. Existem muitos pratos portugueses que usam essa saborosa leguminosa, mas optei por apresentar uma versão 100% vegetariana (vegana, aliás) do tradicional couscous marroquino, deliciosa especialidade onde nunca pode faltar grão de bico.

Ingredientes para 4 pessoas


- 120 g de nacos de soja (proteína de soja)


- azeite q.b.

- 1 cebola grande picada

- 1 haste de aipo pequena cortada em cubinhos (sem rama)

- 2 cenouras grandes cortadas em pedaços

- 2 curgetes médias cortadas em meias-luas

- 450 g de grão de bico de conserva

- 2 colheres (sopa) de salsa picada

- 2 colheres (sopa) de concentrado de tomate

- 2 copos de sêmola de trigo (couscous)

- 1 cubo de caldo de legumes

- sal & pimenta

- 1 colher (café) de harissa (ou de molho de piri-piri)


* o ras-el-hanout é uma mistura de especiarias típica de África do Norte. Como não é nada fácil encontrar os frasquinhos por cá, a minha mãe é que me costuma fornecer via correio postal... Mas pode-se substituir o ras-el-hanout por uma quantidade equivalente de uma mistura constituida por canela, erva-doce, noz-moscada e cominhos em pó


Preparação


Colocar os nacos de soja numa tigela. Temperar com uma colher (chá) de ras-el-hanout. Cobrir com água morna e deixar repousar por 35-45 minutos.


Escorrer muito bem a soja, pressionando com as mãos para eliminar o líquido. Aquecer 2 colheres (sopa) de azeite numa panela e refogar os nacos de soja até ficarem corados de todos os lados. Retirar a soja da panela e reservar.


Se for necessário, adicionar mais um pouco de azeite na panela. Juntar a cebola picada e os cubinhos de aipo. Alourar ligeiramente. Adicionar os pedaços de cenoura e as meias-luas de curgete. Temperar com 1 colher (chá) de ras-el-hanout, a salsa picada, sal e pimenta. Refogar um pouco.


Adicionar os nacos de soja ao preparado de legumes. Diluir o concentrado de tomate e a harissa num copo de água quente. Juntar a mistura à panela e envolver. Cozinhar em lume brando até os legumes ficarem cozidos mais ainda crocantes. Se for necessário, juntar mais um pouco de água durante a cozedura (deve restar um pouco de caldo no final da cozedura).


Levar 2 copos (volume equivalente ao volume de couscous) de água a ferver juntamente com o cubo de caldo de legumes.Colocar a sêmola de trigo (couscous) numa tigela. Regar com um fio de azeite e misturar muito bem com o auxílio de um garfo até os grãozinhos se apresentarem soltos. Regar com o caldo de legumes quente. Cobrir a tigela com um pano e deixar repousar por 5-7 minutes.Lavar e escorrer o grão de bico. Juntá-lo ao preparado de legumes. Envolver delicadamente e cozinhar por mais 5 minutos. Rectificar os temperos.


Regar o couscous com um fio de azeite e misturar com um garfo para separar os grãozinhos. Colocar o couscous num prato fundo de servir. Acompanhar com o preparado de legumes e harissa à parte. Servir de imediato.

No comments: