Sunday 23 September 2007

Grão de Bico Crocante

Receita da Verena do blog Mangia che te fa bene.

O Rei da Quinzena no Colher de Tacho é o Grão-de-Bico, e como faz tempo que não consigo participar resolvi que desta vez não passaria. Fui pesquisar algumas receitas que usassem a leguminosa e apesar de algumas serem campeãs em casa como o Falafel e o Humus Tahine, queria algo diferente como bem escreveu a Valentina.Achei esta receita que imaginei seria bem gostosa e fácil de fazer, e não deu outra. Prato simples e ótimo para aquela reunião com amigos, família ou mesmo para quando dá uma pontadinha de vontade de mastigar algo mas não é fome em si. Fica crocante e temperadinho, ótimo para acompanhar um bom papo e algo geladinho de quebra.


Tirei a idéia daqui e daqui, mas no final acabei temperando do jeito que achei que ficaria melhor, só acho que exagerei na pimenta…da próxima vez farei sem.


Fiz assim, cozinhei na pressão grão-de-bico deixado de molho por mais ou menos 3 horas. Não coloquei sal no cozimento para não perder as propriedades e vitaminas. Escorri e reservei uma xícara (240ml) do grão cozido para a receita, o resto será outra delícia a ser feita. Untei com azeite um tabuleiro e coloquei o grão-de-bico. Salpiquei lemon pepper, sal e um pouco de chili (acho que caiu um pouco demais!). Mexi bem o tabuleiro para o tempero envolver o grão e levei ao forno pré-aquecido a 210ºC. Fiquei com medo de colocar o forno muito forte para não queimar. De vez em quando mexi o tabuleiro para que os grãos tostassem por igual. O ponto é quando estiver moreninho e crocante, demorou uns 45 minutos no meu forno.Esperei esfriar e guardei em um pote hermético. Acho que não fica crocante por muitos dias, então deve ser melhor fazer no dia ou na véspera de servir.


Os temperos podem e devem variar de acordo com sua imaginação e gosto:


sal, tomilho, queijo ralado bem fininho;
pimenta do reino, sal, orégano;
sal temperado com alho/cebola;
alcarávia, sal e uma pitada de pimenta do reino, etc…


Além de muito saboroso é nutritivo e faz bem à saúde, veja o quadro abaixo:


Grão-de-bico cozido


Água (%)
60
Calorias
270
Proteína (g)
15
Gordura (g)
4
Ácido Graxo Saturado (g)
0,4
Ácido Graxo Monoinsaturado (g)
0,9
Ácido Graxo Poliinsaturado (g)
1,9
Colesterol (mg)
0
Carboidrato (g)
45
Cálcio (mg)
80
Fósforo (mg)
273
Ferro (mg)
4,9
Potássio (mg)
475
Sódio (mg)
11
Vitamina A (UI)
Traços
Vitamina A (Retinol Equivalente)
Traços
Tiamina (mg)
0,18
Riboflavina (mg)
0,09
Niacina (mg)
0,9

No comments: